Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18947
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desinformação: suas conexões com a teoria democrática e o papel do Estado como fomentador de um ecossistema informativo sadio
Author(s)/Inventor(s): Lima, Mateus Ximenes
Advisor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Abstract: A desinformação está no centro do debate nos regimes democráticos hodiernos. A divulgação massiva de notícias falsas é componente vigente no dia a dia da Sociedade da Informação e, em períodos eleitorais, assentou-se como verdadeira estratégia para angariar votos. Nesse contexto, os estudiosos e atores institucionais comprometidos com o ideal democrático buscam práticas que visam mitigar os efeitos desse fenômeno. O primeiro objetivo deste trabalho é analisar quais são esses efeitos que se pretende combater, ou seja, de que forma a desinformação se choca com o princípio democrático. Ademais, no debate acerca do combate à desinformação, outro tema que surge naturalmente é o do papel do Estado como regulador do debate público. Nesse sentido, o presente trabalho também busca investigar se, em âmbito brasileiro, existe um dever institucional do Estado de combater o fenômeno desinformacional e de fomentar um ecossistema informativo que estimule a deliberação democrática.
Keywords: Desinformação
Fake News
Democracia
Liberdade de Informação
Papel do Estado
Disinformation
Democracy
Freedom of Information
State Role
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Mateus Ximenes. Desinformação: suas conexões com a teoria democrática e o papel do Estado como fomentador de um ecossistema informativo sadio. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MXLima.pdf419.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.