Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18957
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de possíveis atmosferas de uma amostra de exoplanetas rochosos identificados pela missão Kepler
Otros títulos: Study of the possible atmospheres from a sample of terrestrial exoplanets Identified by the Kepler mission
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Aline Ramos
Tutor: Fernandes, Marcelo Borges
Resumen: A busca por características que permitam identificar a existência de vida fora da Terra vem abrindo espaço para pesquisas no ramo da Astrobiologia. Essas características incluem a compreensão da estrutura química da atmosfera de exoplanetas, especialmente daqueles com aspectos similares à Terra, como massa, raio, composição química e localização dentro da zona de habitabilidade da estrela hospedeira. Portanto, a partir de dados da missão Kepler, selecionamos uma amostra de oito exoplanetas rochosos, que inclui: Kepler-174d, Kepler-186f, Kepler-283c, Kepler-289d, Kepler-440b, Kepler-441b, Kepler-442b e Kepler-443b. Esse trabalho consiste na utilização do código fotoquímico de Kasting et al. (1985) e Pavlov et al. (2001), com os seus dois modelos - rico em O2 e rico em CO2/CH4 - para um estudo da atmosfera dos planetas da nossa amostra. Para isso, o código requer a inserção de alguns parâmetros como a gravidade, o albedo, o fluxo, a altura total da troposfera e o tipo de estrela hospedeira, cujos valores foram determinados por Garcia (2016), separando nossa amostra em planetas com atmosfera do tipo Terra e do tipo Marte. Inicialmente, apresentamos um breve estudo sobre exoplanetas, incluindo seus métodos de detecção, definições astrobiológicas, classificações de atmosferas e composição molecular. Seguidamente, exibimos os resultados obtidos pelo código fotoquímico para parâmetros da Terra, Marte, e dos oito planetas da nossa amostra. Características como o perfil de temperatura, a razão de mistura e a densidade numérica em função da altitude de diversas moléculas foram calculadas pelo código e comparadas às atmosferas terrestre e marciana descritas na literatura. Desse modo, pudemos investigar a validade do código de Kasting et al. (1985) e Pavlov et al. (2001) e de seus dois modelos para o estudo de atmosferas planetárias, e também como os diferentes parâmetros físicos dos exoplanetas podem influir na estrutura de suas atmosferas. Esses resultados servirão de base no futuro para a obtenção de espectros teóricos que, ao serem comparados com as observações, poderão permitir inclusive a identificação de moléculas de bioassinaturas em exoplanetas.
Materia: Astrobiologia
Atmosferas de exoplanetas
Fotoquímica
Astrobiology
Exoplanet atmospheres
Photochemical
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-ago-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RIBEIRO, Aline Ramos. Estudo de possíveis atmosferas de uma amostra de exoplanetas rochosos identificados pela missão Kepler. 2017. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARRibeiro.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.