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dc.contributor.advisorSlade, Ana-
dc.contributor.authorCosta, Beatriz Guimarães-
dc.date.accessioned2022-10-26T04:14:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSTA, Beatriz Guimarães. Centro criativo Casarão da Ibituruna. 2021. 128 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18974-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectRequalificaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleCentro criativo Casarão da Ibiturunapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Brandão, Claudio Roberto Comas-
dc.contributor.referee1Guimarães, Marta Cristina Ferreira Buarque-
dc.description.resumoA proposta para este trabalho consolidou-se a partir da determinação de intervir em um bem tombado, especificamente situado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O bem escolhido, conhecido como “castelinho da Rua Ibituruna”, é tombado pelo INEPAC por conta da intervenção realizada pelo arquiteto Alcides da Rocha Miranda. Durante o desenvolvimento da etapa de pesquisa, descobriu-se também que este casarão possui uma edícula com ligação direta por uma passarela, um edifício posterior contemporâneo e um sítio de implantação de tamanho considerável Pautando-se nesta sequência de informações coletadas, aferiu-se que integrar o novo projeto de intervenção com este edifício contemporâneo seria um desafio interessante a ser desenvolvido, pois abrangeria tanto a conservação de um patrimônio quanto a requalificação de uma edificação ainda ausente de interesse arquitetônico. Almejando reativar este conjunto, propõem-se o uso como Centro Criativo, o qual contemplaria aulas e eventos para as áreas de música, artes, danças e gastronomia. Esta decisão teve como base uma pesquisa sobre carências da região, que no caso na Grande Tijuca existem somente dois centros culturais voltados para atividades similares, o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e o Centro da Música Carioca Artur da Távola. Cabe ressaltar que esta carência por centros culturais estende-se para toda a Zona Norte e até Oeste, existindo uma disparidade em relação ao Centro e Zona Sul.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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