Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18974
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Slade, Ana | - |
dc.contributor.author | Costa, Beatriz Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T04:14:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Beatriz Guimarães. Centro criativo Casarão da Ibituruna. 2021. 128 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18974 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Requalificação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Centro criativo Casarão da Ibituruna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Brandão, Claudio Roberto Comas | - |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Marta Cristina Ferreira Buarque | - |
dc.description.resumo | A proposta para este trabalho consolidou-se a partir da determinação de intervir em um bem tombado, especificamente situado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O bem escolhido, conhecido como “castelinho da Rua Ibituruna”, é tombado pelo INEPAC por conta da intervenção realizada pelo arquiteto Alcides da Rocha Miranda. Durante o desenvolvimento da etapa de pesquisa, descobriu-se também que este casarão possui uma edícula com ligação direta por uma passarela, um edifício posterior contemporâneo e um sítio de implantação de tamanho considerável Pautando-se nesta sequência de informações coletadas, aferiu-se que integrar o novo projeto de intervenção com este edifício contemporâneo seria um desafio interessante a ser desenvolvido, pois abrangeria tanto a conservação de um patrimônio quanto a requalificação de uma edificação ainda ausente de interesse arquitetônico. Almejando reativar este conjunto, propõem-se o uso como Centro Criativo, o qual contemplaria aulas e eventos para as áreas de música, artes, danças e gastronomia. Esta decisão teve como base uma pesquisa sobre carências da região, que no caso na Grande Tijuca existem somente dois centros culturais voltados para atividades similares, o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e o Centro da Música Carioca Artur da Távola. Cabe ressaltar que esta carência por centros culturais estende-se para toda a Zona Norte e até Oeste, existindo uma disparidade em relação ao Centro e Zona Sul. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BGCosta.pdf | 37.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.