Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fereira, Gracyelle Costa | - |
dc.contributor.author | Souza, Rebeca Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T19:08:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rebeca Santos de. Mulheres negras, acesso e permanência no ensino superior público: desafios e construções para o serviço social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18982 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Mulheres negras, acesso e permanência no ensino superior público: desafios e construções para o serviço social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto é resultado de pesquisa bibliográfica que teve por objetivo central compreender quais os principais fatores que incidem sobre o acesso e a permanência acadêmica de mulheres negras no ensino superior público brasileiro. Como metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Posteriormente, mediante pesquisa exploratória bibliográfica iniciada com os artigos, foi possível identificar outras fontes como livros, dissertações e teses sobre o assunto. Ressalta-se também que durante a pesquisa priorizou-se autoras/es negras/os. O primeiro capítulo busca expor brevemente a trajetória histórica das mulheres negras na sociedade brasileira discorrendo sobre o lugar socialmente imposto a essas mulheres, sua inserção no mercado de trabalho e ingresso no ensino superior. O segundo capítulo tem por objetivo abordar o debate acerca das ações afirmativas no Brasil, especificamente nas universidades públicas. Já o terceiro capítulo tem por objetivo abordar o contexto de inserção de discentes negras/os mediante ações afirmativas nas universidades públicas, sua posterior permanência, seguido de breve análise sobre a trajetória da assistência estudantil, e por fim, a intervenção e inserção do fazer profissional da/o assistente social nesta política. Conclui-se que a real democratização do ensino superior público se faz quando as mulheres negras ingressam e concluem com excelência sua graduação. Deste modo, pensar a reestruturação da universidade pública e da política de assistência estudantil perpassa o tensionamento do racismo e sexismo como fenômenos sociais estruturantes, assim como fortalecimento da luta antirracista e antissexista. Deste modo, a/o assistente social pode ser o/a profissional qualificada/o para fortalecer o anti-racismo e anti-sexismo na assistência estudantil através de sua intervenção consciente e intencional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RSouza.pdf | 406.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.