Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18982
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mulheres negras, acesso e permanência no ensino superior público: desafios e construções para o serviço social
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Rebeca Santos de
Orientador: Fereira, Gracyelle Costa
Resumo: O presente texto é resultado de pesquisa bibliográfica que teve por objetivo central compreender quais os principais fatores que incidem sobre o acesso e a permanência acadêmica de mulheres negras no ensino superior público brasileiro. Como metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Posteriormente, mediante pesquisa exploratória bibliográfica iniciada com os artigos, foi possível identificar outras fontes como livros, dissertações e teses sobre o assunto. Ressalta-se também que durante a pesquisa priorizou-se autoras/es negras/os. O primeiro capítulo busca expor brevemente a trajetória histórica das mulheres negras na sociedade brasileira discorrendo sobre o lugar socialmente imposto a essas mulheres, sua inserção no mercado de trabalho e ingresso no ensino superior. O segundo capítulo tem por objetivo abordar o debate acerca das ações afirmativas no Brasil, especificamente nas universidades públicas. Já o terceiro capítulo tem por objetivo abordar o contexto de inserção de discentes negras/os mediante ações afirmativas nas universidades públicas, sua posterior permanência, seguido de breve análise sobre a trajetória da assistência estudantil, e por fim, a intervenção e inserção do fazer profissional da/o assistente social nesta política. Conclui-se que a real democratização do ensino superior público se faz quando as mulheres negras ingressam e concluem com excelência sua graduação. Deste modo, pensar a reestruturação da universidade pública e da política de assistência estudantil perpassa o tensionamento do racismo e sexismo como fenômenos sociais estruturantes, assim como fortalecimento da luta antirracista e antissexista. Deste modo, a/o assistente social pode ser o/a profissional qualificada/o para fortalecer o anti-racismo e anti-sexismo na assistência estudantil através de sua intervenção consciente e intencional.
Palavras-chave: Mulheres negras
Ensino superior
Serviço social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Abr-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Rebeca Santos de. Mulheres negras, acesso e permanência no ensino superior público: desafios e construções para o serviço social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSouza.pdf406.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.