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dc.contributor.advisorMonteiro, Patricia Menezes Maya-
dc.contributor.authorBonina, Clara Amim Mascarenhas-
dc.date.accessioned2022-10-26T21:42:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:39Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationBONINA, Clara Amim Mascarenhas. Reservatório do Carioca: infraestrutura educativo socioambiental no Parque Nacional da Tijuca. 2021. 119 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18985-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.titleReservatório do Carioca: infraestrutura educativo socioambiental no Parque Nacional da Tijucapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Arechaga, Valentin-
dc.description.resumoEste trabalho consiste na proposição de infraestrutura de apoio à edu - cação socioambiental do Parque Nacional da Tijuca a partir de edifica - ções já existentes, em específico o Reservatório do Carioca. Reconheci - da como unidade de conservação situada em meio à um dos maiores centros urbanos do país, traz para o debate a oportunidade de pensar a arquitetura dentro desse espaço sob uma outra perspectiva, de inclu - são e resolução de demandas sociais, rompendo com modelos tradicio - nais de solução para problemas preexistentes. A proposta compreende potencializar os vínculos entre comunidades locais e a gestão do Parque Nacional da Tijuca/ICMBio, buscando fortalecer os processos de con - servação da biodiversidade ancorados numa perspectiva vinculada com o compromisso da inclusão social e com a cultura local. Por tal razão, o caminho escolhido neste trabalho de caráter quali-quantitativo busca - rá basear-se em um levantamento histórico, iconográfico e gráfico, que ensaia refletir e propor formas de resoluções de tensões por meio da gestão participativa de unidades de conservação, em especial a articula - ção dos espaços do parque com os moradores, visando contribuir para a manutenção da biodiversidade implicada com questão sociocultural dessas comunidades em face ao histórico cenário de desigualdades e ex - clusões sociais do Brasil, e em especial, ao da cidade do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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