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dc.contributor.advisorMoraes, Juliana Ferreira Sicuro de-
dc.contributor.authorLauriano, Giulia Ana Leite-
dc.date.accessioned2022-10-29T22:25:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:31Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationLAURIANO, Giulia Ana Leite. Infraestrutura como paisagem cotidiana: um olhar entre baixios e viadutos da Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. 2021. 36 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19000-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfraestrutura de transportespt_BR
dc.subjectViadutospt_BR
dc.titleInfraestrutura como paisagem cotidiana: um olhar entre baixios e viadutos da Praça da Bandeira, Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA narrativa começa entre os nós das superfícies dos viadutos formadores da paisagem de um dos maiores encontros de distribuição viária do município do Rio de Janeiro: o Trevo das Forças Armadas, marco no atravessamento dos bairros da Praça da Bandeira, Estácio e Cidade Nova. No encontro e desencontro dos corpos que o experienciam enquanto prática cotidiana, existe um interstício urbano que cria espaço nos intervalos do movimento, reconhecendo o corpo como unidade que faz do espaço um corpo, ao percorrê-lo. Questionando a existência desse objeto como dispositivo dos sistemas estruturais de transporte, especula-se a possibilidade de transgredir seu caráter monofuncional de mobilidade agindo como vetor de urbanidade. A discussão desenvolve a compreensão das camadas compositivas da região em um palimpsesto de sistemas urbanos, propondo um elo entre projeto infra-estrutural e arquitetura, evocando a tectônica a partir da influência construtiva da estrutura pré-existente. O projeto surge na intervenção dos espaços residuais, subprodutos da implantação dessas infraestruturas, que na tentativa de otimizar a mobilidade na escala global da cidade, induzem a segregação socioespacial em escala local. Por meio de ações projetivas como pendurar, atravessar e apoiar, são propostas estruturas de suporte que facilitem a permanência e usos, fomentando a cultura local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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