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http://hdl.handle.net/11422/19000
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moraes, Juliana Ferreira Sicuro de | - |
dc.contributor.author | Lauriano, Giulia Ana Leite | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-29T22:25:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
dc.identifier.citation | LAURIANO, Giulia Ana Leite. Infraestrutura como paisagem cotidiana: um olhar entre baixios e viadutos da Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. 2021. 36 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19000 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura de transportes | pt_BR |
dc.subject | Viadutos | pt_BR |
dc.title | Infraestrutura como paisagem cotidiana: um olhar entre baixios e viadutos da Praça da Bandeira, Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A narrativa começa entre os nós das superfícies dos viadutos formadores da paisagem de um dos maiores encontros de distribuição viária do município do Rio de Janeiro: o Trevo das Forças Armadas, marco no atravessamento dos bairros da Praça da Bandeira, Estácio e Cidade Nova. No encontro e desencontro dos corpos que o experienciam enquanto prática cotidiana, existe um interstício urbano que cria espaço nos intervalos do movimento, reconhecendo o corpo como unidade que faz do espaço um corpo, ao percorrê-lo. Questionando a existência desse objeto como dispositivo dos sistemas estruturais de transporte, especula-se a possibilidade de transgredir seu caráter monofuncional de mobilidade agindo como vetor de urbanidade. A discussão desenvolve a compreensão das camadas compositivas da região em um palimpsesto de sistemas urbanos, propondo um elo entre projeto infra-estrutural e arquitetura, evocando a tectônica a partir da influência construtiva da estrutura pré-existente. O projeto surge na intervenção dos espaços residuais, subprodutos da implantação dessas infraestruturas, que na tentativa de otimizar a mobilidade na escala global da cidade, induzem a segregação socioespacial em escala local. Por meio de ações projetivas como pendurar, atravessar e apoiar, são propostas estruturas de suporte que facilitem a permanência e usos, fomentando a cultura local. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
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