Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19021
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A função pública da arquitetura de saúde em áreas patrimonializadas no centro da cidade do Rio de Janeiro: reflexões sobre um possível projeto no terreno vazio do antigo IASERJ
Author(s)/Inventor(s): Demenjour, Maria Julie Semprini Botelho
Advisor: Amora, Ana Maria Gadelha Albano
Co-advisor: Vicente, Erick Rodrigo da Silva
Abstract: Neste trabalho visamos compreender e dissertar sobre questões referentes ao projeto arquitetônico em ambiências urbanas patrimonializadas da cidade do Rio de Janeiro, como a APAC da Praça da Cruz Vermelha. O conjunto de reflexões aqui apresentadas provêm da inquietação da autora, no âmbito das discussões, e reflexões no Grupo de Pesquisa LabLugares | PROARQ, em relação a situação atual de uma área vazia no tecido urbano correspondente a um terreno junto ao INCA, localizado dentro da APAC da Cruz Vermelha no centro do Rio de Janeiro, levando em consideração o histórico de embates político- ideológicos que envolvia a construção que ali existia anteriormente - o edifício do Hospital Central do IASERJ. Especificamente, trataremos da questão da ampliação do INCA no terreno em pauta. Dada a existência desse espaço vazio e de uma proposta já eleita para a construção da ampliação do INCA, temos a intenção de analisar este projeto considerando os precedentes arquitetônicos, a ambiência desta parte da cidade histórica, e as necessidades espaciais para essa adição ao INCA. Em seguida e ao final, a partir do refinamento dos dados e melhorias nos materiais gráficos apresentados, feito de acordo com o parecer da banca intermediária e o aprofundamento da bibliografia relacionada ao tema analisado, nos propomos a fazer um ensaio projetual que leve em consideração o conjunto dos elementos encontrados no espaço construído desta porção da cidade, sejam aqueles das arquiteturas, os paisagísticos, ou os humanos.
Keywords: Projeto arquitetônico
Vazios urbanos
Centro histórico (Rio de Janeiro, RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DEMENJOUR, Maria Julie Semprini Botelho. A função pública da arquitetura de saúde em áreas patrimonializadas no centro da cidade do Rio de Janeiro: reflexões sobre um possível projeto no terreno vazio do antigo IASERJ. 2021. 196 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJSBDemenjour.pdf33.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.