Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Giselle Arteiro Nielsen de-
dc.contributor.authorKnupp, Vitória de Azevedo-
dc.date.accessioned2022-11-03T03:53:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:32Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationKNOPP, Vitória de Azevedo. Espaços públicos como meios educadores: a concepção de uma trilha cultural em São Pedro da Serra. 2021. 113 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19039-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.titleEspaços públicos como meios educadores: a concepção de uma trilha cultural em São Pedro da Serrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gomes, Rafael Ferreira Diniz-
dc.description.resumoO presente trabalho irá abordar a importância do território educativo na consolidação de laços e na construção da identidade de uma comunidade. Para isso, como área de estudo foi escolhida a centralidade do distrito de São Pedro da Serra, no município de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Caracterizado pelo artesanato, por paisagens naturais, pela agricultura e pela forte presença de uma arquitetura suíça e alemã trazida pelos colonos, o local juntamente com seu distrito vizinho, Lumiar, é foco de turistas e novos moradores que buscam uma melhor qualidade de vida, longe dos centros urbanos. O projeto, portanto, visa criar um eixo cultural constituído de um trajeto lúdico englobando uma grande parcela da rua principal, onde se localizam a maioria dos pontos comerciais, turísticos e gastronômicos. A intenção é enfatizar a importância da rua e dos equipamentos públicos na formação das crianças, bem como incentivar a educação extracurricular, agregando novos elementos e qualificando o espaço urbano, de maneira que potencialize a vocação do lugar e contribua para o estreitamento de laços comunitários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAKnupp.pdf26.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.