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dc.contributor.advisorSilva, Mônica Antunes Pereira da-
dc.contributor.authorBastos, Luciana Barros-
dc.date.accessioned2022-11-03T13:39:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:32Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19048-
dc.description.sponsorshipAgência Nacional do Petróleo (ANP)pt_BR
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos (FINEP)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria de petróleopt_BR
dc.subjectModelagem Cinéticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectEnxofrept_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.titleCinética de hidrodessulfurização de dibenzotiofenopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3911383035330556pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Zotin, José Luiz-
dc.contributor.advisorCo2Travalloni, Leonardo-
dc.contributor.referee1Silva, Victor Luis dos Santos Teixeira da-
dc.contributor.referee2Sanches, Heloísa Lajas-
dc.contributor.referee3Silva, Carmen Lúcia Tavares da-
dc.description.resumoApesar do forte apelo existente pela substituição de combustíveis fósseis pelos renováveis, o petróleo ainda ocupa uma importante posição na composição da matriz energética brasileira e mundial. A poluição do ar gerada hoje nas cidades é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como gasolina e óleo diesel. No Brasil, o óleo diesel é o derivado de petróleo mais usado no setor de transportes. A diminuição das emissões veiculares é alcançada pela evolução da tecnologia de motores e pela minimização do teor de enxofre presente nos combustíveis. A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para os combustíveis. Dessa forma, a melhoria da qualidade de combustíveis é um tema de enorme interesse para a indústria de petróleo e automotiva. Neste contexto, a hidrodessulfurização (HDS) profunda de destilados médios de petróleo tem atraído a atenção tanto da indústria quanto da academia. A produção de óleo diesel com baixíssimos teores de enxofre (< 10 mg.kg-1) é crítica e fortemente influenciada pela presença de outros contaminantes no óleo diesel. Assim, a compreensão da cinética e dos mecanismos das reações de HDS fornece subsídios para a produção de combustíveis isentos de enxofre, atendendo às futuras normas ambientais de emissões veiculares. No presente trabalho, o dibenzotiofeno foi adotado para representar os compostos sulfurados presentes no óleo diesel, pois é uma das moléculas mais refratárias ao processo de HDS. No estudo de inibição da HDS por compostos nitrogenados foi utilizada a quinolina como molécula modelo. As reações foram realizadas em um reator de leito gotejante, utilizando-se um catalisador comercial NiMoP/ -Al2O3. O sistema reacional foi bem representado por dois tipos de modelos cinéticos, cujos parâmetros foram estimados a partir dos dados experimentais. Foram consideradas a reação global e as reações individuais da HDS (hidrogenólise e hidrogenação). Além disso, o fator de inibição da quinolina foi calculado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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