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http://hdl.handle.net/11422/19048
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Mônica Antunes Pereira da | - |
dc.contributor.author | Bastos, Luciana Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T13:39:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19048 | - |
dc.description.sponsorship | Agência Nacional do Petróleo (ANP) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indústria de petróleo | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Cinética | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Enxofre | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.title | Cinética de hidrodessulfurização de dibenzotiofeno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3911383035330556 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Zotin, José Luiz | - |
dc.contributor.advisorCo2 | Travalloni, Leonardo | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Victor Luis dos Santos Teixeira da | - |
dc.contributor.referee2 | Sanches, Heloísa Lajas | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Carmen Lúcia Tavares da | - |
dc.description.resumo | Apesar do forte apelo existente pela substituição de combustíveis fósseis pelos renováveis, o petróleo ainda ocupa uma importante posição na composição da matriz energética brasileira e mundial. A poluição do ar gerada hoje nas cidades é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como gasolina e óleo diesel. No Brasil, o óleo diesel é o derivado de petróleo mais usado no setor de transportes. A diminuição das emissões veiculares é alcançada pela evolução da tecnologia de motores e pela minimização do teor de enxofre presente nos combustíveis. A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para os combustíveis. Dessa forma, a melhoria da qualidade de combustíveis é um tema de enorme interesse para a indústria de petróleo e automotiva. Neste contexto, a hidrodessulfurização (HDS) profunda de destilados médios de petróleo tem atraído a atenção tanto da indústria quanto da academia. A produção de óleo diesel com baixíssimos teores de enxofre (< 10 mg.kg-1) é crítica e fortemente influenciada pela presença de outros contaminantes no óleo diesel. Assim, a compreensão da cinética e dos mecanismos das reações de HDS fornece subsídios para a produção de combustíveis isentos de enxofre, atendendo às futuras normas ambientais de emissões veiculares. No presente trabalho, o dibenzotiofeno foi adotado para representar os compostos sulfurados presentes no óleo diesel, pois é uma das moléculas mais refratárias ao processo de HDS. No estudo de inibição da HDS por compostos nitrogenados foi utilizada a quinolina como molécula modelo. As reações foram realizadas em um reator de leito gotejante, utilizando-se um catalisador comercial NiMoP/ -Al2O3. O sistema reacional foi bem representado por dois tipos de modelos cinéticos, cujos parâmetros foram estimados a partir dos dados experimentais. Foram consideradas a reação global e as reações individuais da HDS (hidrogenólise e hidrogenação). Além disso, o fator de inibição da quinolina foi calculado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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