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http://hdl.handle.net/11422/19048
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Cinética de hidrodessulfurização de dibenzotiofeno |
Autor(es)/Inventor(es): | Bastos, Luciana Barros |
Orientador: | Silva, Mônica Antunes Pereira da |
Coorientador: | Zotin, José Luiz |
Coorientador: | Travalloni, Leonardo |
Resumo: | Apesar do forte apelo existente pela substituição de combustíveis fósseis pelos renováveis, o petróleo ainda ocupa uma importante posição na composição da matriz energética brasileira e mundial. A poluição do ar gerada hoje nas cidades é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como gasolina e óleo diesel. No Brasil, o óleo diesel é o derivado de petróleo mais usado no setor de transportes. A diminuição das emissões veiculares é alcançada pela evolução da tecnologia de motores e pela minimização do teor de enxofre presente nos combustíveis. A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para os combustíveis. Dessa forma, a melhoria da qualidade de combustíveis é um tema de enorme interesse para a indústria de petróleo e automotiva. Neste contexto, a hidrodessulfurização (HDS) profunda de destilados médios de petróleo tem atraído a atenção tanto da indústria quanto da academia. A produção de óleo diesel com baixíssimos teores de enxofre (< 10 mg.kg-1) é crítica e fortemente influenciada pela presença de outros contaminantes no óleo diesel. Assim, a compreensão da cinética e dos mecanismos das reações de HDS fornece subsídios para a produção de combustíveis isentos de enxofre, atendendo às futuras normas ambientais de emissões veiculares. No presente trabalho, o dibenzotiofeno foi adotado para representar os compostos sulfurados presentes no óleo diesel, pois é uma das moléculas mais refratárias ao processo de HDS. No estudo de inibição da HDS por compostos nitrogenados foi utilizada a quinolina como molécula modelo. As reações foram realizadas em um reator de leito gotejante, utilizando-se um catalisador comercial NiMoP/ -Al2O3. O sistema reacional foi bem representado por dois tipos de modelos cinéticos, cujos parâmetros foram estimados a partir dos dados experimentais. Foram consideradas a reação global e as reações individuais da HDS (hidrogenólise e hidrogenação). Além disso, o fator de inibição da quinolina foi calculado. |
Palavras-chave: | Indústria de petróleo Modelagem Cinética Desenvolvimento sustentável Diesel Enxofre Cinética química |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASES |
Unidade produtora: | Escola de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
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