Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19048
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cinética de hidrodessulfurização de dibenzotiofeno
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Luciana Barros
Orientador: Silva, Mônica Antunes Pereira da
Coorientador: Zotin, José Luiz
Coorientador: Travalloni, Leonardo
Resumo: Apesar do forte apelo existente pela substituição de combustíveis fósseis pelos renováveis, o petróleo ainda ocupa uma importante posição na composição da matriz energética brasileira e mundial. A poluição do ar gerada hoje nas cidades é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como gasolina e óleo diesel. No Brasil, o óleo diesel é o derivado de petróleo mais usado no setor de transportes. A diminuição das emissões veiculares é alcançada pela evolução da tecnologia de motores e pela minimização do teor de enxofre presente nos combustíveis. A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para os combustíveis. Dessa forma, a melhoria da qualidade de combustíveis é um tema de enorme interesse para a indústria de petróleo e automotiva. Neste contexto, a hidrodessulfurização (HDS) profunda de destilados médios de petróleo tem atraído a atenção tanto da indústria quanto da academia. A produção de óleo diesel com baixíssimos teores de enxofre (< 10 mg.kg-1) é crítica e fortemente influenciada pela presença de outros contaminantes no óleo diesel. Assim, a compreensão da cinética e dos mecanismos das reações de HDS fornece subsídios para a produção de combustíveis isentos de enxofre, atendendo às futuras normas ambientais de emissões veiculares. No presente trabalho, o dibenzotiofeno foi adotado para representar os compostos sulfurados presentes no óleo diesel, pois é uma das moléculas mais refratárias ao processo de HDS. No estudo de inibição da HDS por compostos nitrogenados foi utilizada a quinolina como molécula modelo. As reações foram realizadas em um reator de leito gotejante, utilizando-se um catalisador comercial NiMoP/ -Al2O3. O sistema reacional foi bem representado por dois tipos de modelos cinéticos, cujos parâmetros foram estimados a partir dos dados experimentais. Foram consideradas a reação global e as reações individuais da HDS (hidrogenólise e hidrogenação). Além disso, o fator de inibição da quinolina foi calculado.
Palavras-chave: Indústria de petróleo
Modelagem Cinética
Desenvolvimento sustentável
Diesel
Enxofre
Cinética química
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASES
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

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