Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19092
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Formas de escrever nas redes sociais: uma análise preliminar das pistas sobre entoação e sobre fraseamento prosódico
Autor(es)/Inventor(es): Macedo, Leandra Gonçalves Faria Pontes
Tutor: Silvestre, Aline Ponciano dos Santos
Resumen: Neste trabalho, observa-se a utilização de pontos de interrogação não convencionais em publicações nas redes sociais e estudam-se as formas de segmentar a escrita e de traduzir a prosódia de tais publicações. A fim de entender a segmentação de postagens nas redes, têm-se como aparato teórico estudos baseados nos pressupostos da Fonologia Prosódica e da Fonologia Entoacional, os quais têm postulado sobre a relação entre o uso não convencional de vírgulas e a organização da gramática fonológica. Para isto, foram coletadas 3 postagens públicas postadas nas mídias sociais e analisadas as relações entre as segmentações na escrita, a utilização de pontos de interrogação não convencionais e os constituintes prosódicos. A hipótese é que as segmentações obedeçam a regras de constituição do domínio do Sintagma Entoacional (IP), uma vez que, de acordo com Serra (2009), este é o domínio propício para a realização e percepção de pausas na língua falada. Além disso, a utilização de pontos de interrogação não convencionais parecem refletir a intenção de traduzir, na escrita, o contorno entoacional L+H*H%, chamado “suspensivo” ou “continuativo”, na linha do que propõe Silvestre (2018, 2021).
Materia: Prosódia
Escrita
Postagens
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Grego

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LGFPMacedo.pdf520.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.