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dc.contributor.advisorRodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.contributor.authorSantos, Nathalia Carvalho dos-
dc.date.accessioned2022-11-09T17:33:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Nathalia Carvalho dos. O papel formativo da música na educação básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19094-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleO papel formativo da música na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Monique Andries-
dc.contributor.referee2Batalha, Cecília Silvano-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o papel do ensino de música na educação básica atendando-se ao contexto brasileiro. Para atingir tal propósito optamos por um percurso metodológico que contemplou uma análise documental, bibliográfica e entrevistas. Em um primeiro momento, apresentamos o ponto de vista legislativo, que tem por objetivo trazer o histórico da educação musical no Brasil e as competências designadas a cada órgão, como instituições formadoras de professores e escolas. A análise bibliográfica foca as contribuições da música para o indivíduo em fase escolar através das mais recentes pesquisas da neuropsicologia como Howard Gardner, autor das inteligências múltiplas e autores especialistas em ensino de música como Monique Andries, Erlene Martins etc. Por fim, realizamos um estudo qualitativo, por meio da entrevista como entrevista. Foram entrevistados três professores de música licenciados que atuam em escolas públicas e privadas na cidade do Rio de Janeiro. Através dos dados coletados, foi possível entender os maiores benefícios do ensino de música nas escolas, analisar como se dá o cumprimento das competências exigidas pela legislação em cada órgão responsável, assim como compreender o ponto de vista do professor, ouvindo suas experiências, desafios e percepções sobre seu trabalho. O cruzamento desses dados confirma a hipótese inicial que impulsionou essa pesquisa que é que a música não deveria ser encarada como uma disciplina extracurricular ou de menor importância. Em primeiro lugar porque, como veremos, ela é parte obrigatória do curricular. E segundo porque a música, é responsável por boa parte do desenvolvimento social, cultural, motor, emocional, entre outros, de um indivíduo. Essas descobertas conferem à música, assim como outras disciplinas artísticas, maior relevância por tudo o que ela pode proporcionar aos estudantes e à comunidade e ambiente escolar. Ao verificar toda a potência da música principalmente para o desenvolvimento infantil cabe aos profissionais da educação cobrarem aquilo que a legislação já garante quanto ao ensino de música como disciplina obrigatória na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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