Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19098
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Warley da | - |
dc.contributor.author | Bazilio, Anne Caroline Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T18:47:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.citation | BAZILIO, Anne Caroline Cardoso. Narrativas de si e da vida acadêmica: a relevância das reflexões de uma mulher preta, mãe e favelada para a pesquisa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19098 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negras | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Comunidades sociais | pt_BR |
dc.title | Narrativas de si e da vida acadêmica: a relevância das reflexões de uma mulher preta, mãe e favelada para a pesquisa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo explorar a escrita biográfica e suas diferentes formas de estar presente dentro do meio acadêmico. Utilizando como ponto de partida a vida pessoal e acadêmica de uma mulher, preta, favelada e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e recentemente mãe, o trabalho percorrerá desde sua infância até sua jornada pelo mundo acadêmico. Em diálogo com quadro teórico consistente, o estudo aprofunda o debate sobre diferentes temas pelo qual foi interpelada em sua jornada. O quadro teórico utilizado para reafirmar tal relevância e que serve de âncora à escrita, decorre das leituras de Evaristo (2010) e Xavier (2019), Delory (2012), Costa (2015), Heringer (2015) e Honorato (2015). Como desdobramento da pesquisa foi possível aprofundar temas tais como: os enfrentamentos do EUOP para o acesso e a permanência no espaço acadêmico, os desafios de uma mulher negra na academia e as novas demandas da universidade pública frente a sua configuração atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABazilio.pdf | 244.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.