Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Warley da-
dc.contributor.authorBazilio, Anne Caroline Cardoso-
dc.date.accessioned2022-11-09T18:47:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationBAZILIO, Anne Caroline Cardoso. Narrativas de si e da vida acadêmica: a relevância das reflexões de uma mulher preta, mãe e favelada para a pesquisa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19098-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectComunidades sociaispt_BR
dc.titleNarrativas de si e da vida acadêmica: a relevância das reflexões de uma mulher preta, mãe e favelada para a pesquisapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Heringer, Rosana Rodrigues-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo explorar a escrita biográfica e suas diferentes formas de estar presente dentro do meio acadêmico. Utilizando como ponto de partida a vida pessoal e acadêmica de uma mulher, preta, favelada e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e recentemente mãe, o trabalho percorrerá desde sua infância até sua jornada pelo mundo acadêmico. Em diálogo com quadro teórico consistente, o estudo aprofunda o debate sobre diferentes temas pelo qual foi interpelada em sua jornada. O quadro teórico utilizado para reafirmar tal relevância e que serve de âncora à escrita, decorre das leituras de Evaristo (2010) e Xavier (2019), Delory (2012), Costa (2015), Heringer (2015) e Honorato (2015). Como desdobramento da pesquisa foi possível aprofundar temas tais como: os enfrentamentos do EUOP para o acesso e a permanência no espaço acadêmico, os desafios de uma mulher negra na academia e as novas demandas da universidade pública frente a sua configuração atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABazilio.pdf244.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.