Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorGama, Larissa da Cunha-
dc.date.accessioned2022-11-09T19:00:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationGAMA, Larissa da Cunha. Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19099-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação interculturalpt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.titleComo professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da narrativa de professores iniciantes sobre como agem e reagem aos dilemas apresentados em suas salas de aula em relação à diversidade. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores iniciantes lidam com a diversidade? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: iinvestigar como professores, em fase de inserção profissional, agem e reagem diante da diversidade encontrada em suas salas de aula; ii - identificar como professores iniciantes compreendem a diversidade; iii - mapear as principais temáticas relativas à diversidade que afetam professores iniciantes; e iv - analisar como professores iniciantes lidam com a diversidade em suas salas de aula. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais: Cruz, Farias e Hobold (2020), para tratar sobre a temática da inserção profissional docente, e Candau (2016; 2014; 2011; 2008), no que diz respeito à diversidade e à interculturalidade. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa com narrativa, tendo como embasamento teórico Galvão (2005). Os professores iniciantes foram questionados pelo que entendiam sobre diversidade e como lidavam com as que se apresentavam em suas salas de aula. Com o trabalho desenvolvido concluímos que dos nove professores entrevistados, a maioria relaciona a diversidade com questões étnico-raciais que se apresentam no cotidiano escolar. Além de revelarem seus anseios e dificuldades, estes professores apresentam práticas de como eles têm lidado com a diversidade de forma a incluir e não silenciar vozes negras, de deficientes e de mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LGama.pdf217.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.