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http://hdl.handle.net/11422/19099
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Gama, Larissa da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T19:00:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Larissa da Cunha. Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19099 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo cultural | pt_BR |
dc.title | Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata da narrativa de professores iniciantes sobre como agem e reagem aos dilemas apresentados em suas salas de aula em relação à diversidade. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores iniciantes lidam com a diversidade? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: iinvestigar como professores, em fase de inserção profissional, agem e reagem diante da diversidade encontrada em suas salas de aula; ii - identificar como professores iniciantes compreendem a diversidade; iii - mapear as principais temáticas relativas à diversidade que afetam professores iniciantes; e iv - analisar como professores iniciantes lidam com a diversidade em suas salas de aula. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais: Cruz, Farias e Hobold (2020), para tratar sobre a temática da inserção profissional docente, e Candau (2016; 2014; 2011; 2008), no que diz respeito à diversidade e à interculturalidade. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa com narrativa, tendo como embasamento teórico Galvão (2005). Os professores iniciantes foram questionados pelo que entendiam sobre diversidade e como lidavam com as que se apresentavam em suas salas de aula. Com o trabalho desenvolvido concluímos que dos nove professores entrevistados, a maioria relaciona a diversidade com questões étnico-raciais que se apresentam no cotidiano escolar. Além de revelarem seus anseios e dificuldades, estes professores apresentam práticas de como eles têm lidado com a diversidade de forma a incluir e não silenciar vozes negras, de deficientes e de mulheres. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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