Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19099
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade
Autor(es)/Inventor(es): Gama, Larissa da Cunha
Tutor: Cruz, Giseli Barreto da
Resumen: O presente trabalho trata da narrativa de professores iniciantes sobre como agem e reagem aos dilemas apresentados em suas salas de aula em relação à diversidade. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores iniciantes lidam com a diversidade? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: iinvestigar como professores, em fase de inserção profissional, agem e reagem diante da diversidade encontrada em suas salas de aula; ii - identificar como professores iniciantes compreendem a diversidade; iii - mapear as principais temáticas relativas à diversidade que afetam professores iniciantes; e iv - analisar como professores iniciantes lidam com a diversidade em suas salas de aula. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais: Cruz, Farias e Hobold (2020), para tratar sobre a temática da inserção profissional docente, e Candau (2016; 2014; 2011; 2008), no que diz respeito à diversidade e à interculturalidade. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa com narrativa, tendo como embasamento teórico Galvão (2005). Os professores iniciantes foram questionados pelo que entendiam sobre diversidade e como lidavam com as que se apresentavam em suas salas de aula. Com o trabalho desenvolvido concluímos que dos nove professores entrevistados, a maioria relaciona a diversidade com questões étnico-raciais que se apresentam no cotidiano escolar. Além de revelarem seus anseios e dificuldades, estes professores apresentam práticas de como eles têm lidado com a diversidade de forma a incluir e não silenciar vozes negras, de deficientes e de mulheres.
Materia: Comunicação intercultural
Educação multicultural
Pluralismo cultural
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-jun-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GAMA, Larissa da Cunha. Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LGama.pdf217.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.