Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorSilva, Thaís Alves Barboza da-
dc.date.accessioned2017-05-09T12:16:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Alves Barboza da. A escrita no ciclo de alfabetização: uma análise das atividades de produção de texto dos cadernos pedagógicos do município do Rio de Janeiro. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1909-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA escrita no ciclo de alfabetização: uma análise das atividades de produção de texto dos cadernos pedagógicos do município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2166402724998295pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518093950288927pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2082271412433023pt_BR
dc.description.resumoReflexão sobre o ensino da escrita no ciclo de alfabetização, bem como sobre as práticas de produção textual no contexto escolar, identificar as atividades de produção de texto que estão presentes nos Cadernos Pedagógicos do município do Rio de Janeiro e responder as seguintes questões: Qual a perspectiva para o ensino da escrita atualmente? Por que usar gêneros textuais para ensinar a escrita? Como os Cadernos Pedagógicos do município do Rio de Janeiro abordam a produção textual nos três anos do ciclo de alfabetização? Para tanto, com base em alguns autores que abordam o ensino da escrita no contexto atual realizou-se uma análise dos Cadernos Pedagógicos utilizados nos três primeiros anos da alfabetização, num total de 12 cadernos. Essa análise deu-se pelo levantamento das atividades de produção de texto presentes nesses cadernos, as quais foram organizadas em quadros sínteses e analisadas a partir dos objetivos e questões que orientaram a pesquisa. Os resultados deste estudo possibilitaram identificar as atividades sugeridas para o ensino da escrita e produção de textos no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro, baseadas no trabalho com a diversidade de gêneros, a partir de atividades coletivas e individuais. Apesar disso, não há uma grande preocupação no incentivo à produção de texto, já que são poucas atividades realizadas ao longo dos três anos. É preciso ressaltar também a importância do modo como o professor em sala de aula conduz a utilização desse material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TABSilva.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.