Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1909
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A escrita no ciclo de alfabetização: uma análise das atividades de produção de texto dos cadernos pedagógicos do município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Thaís Alves Barboza da
Tutor: Cerdas, Luciene
Resumen: Reflexão sobre o ensino da escrita no ciclo de alfabetização, bem como sobre as práticas de produção textual no contexto escolar, identificar as atividades de produção de texto que estão presentes nos Cadernos Pedagógicos do município do Rio de Janeiro e responder as seguintes questões: Qual a perspectiva para o ensino da escrita atualmente? Por que usar gêneros textuais para ensinar a escrita? Como os Cadernos Pedagógicos do município do Rio de Janeiro abordam a produção textual nos três anos do ciclo de alfabetização? Para tanto, com base em alguns autores que abordam o ensino da escrita no contexto atual realizou-se uma análise dos Cadernos Pedagógicos utilizados nos três primeiros anos da alfabetização, num total de 12 cadernos. Essa análise deu-se pelo levantamento das atividades de produção de texto presentes nesses cadernos, as quais foram organizadas em quadros sínteses e analisadas a partir dos objetivos e questões que orientaram a pesquisa. Os resultados deste estudo possibilitaram identificar as atividades sugeridas para o ensino da escrita e produção de textos no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro, baseadas no trabalho com a diversidade de gêneros, a partir de atividades coletivas e individuais. Apesar disso, não há uma grande preocupação no incentivo à produção de texto, já que são poucas atividades realizadas ao longo dos três anos. É preciso ressaltar também a importância do modo como o professor em sala de aula conduz a utilização desse material.
Materia: Alfabetização
Produção de texto
Escrita
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Thaís Alves Barboza da. A escrita no ciclo de alfabetização: uma análise das atividades de produção de texto dos cadernos pedagógicos do município do Rio de Janeiro. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TABSilva.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.