Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/1909
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A escrita no ciclo de alfabetização: uma análise das atividades de produção de texto dos cadernos pedagógicos do município do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Thaís Alves Barboza da |
Tutor: | Cerdas, Luciene |
Resumen: | Reflexão sobre o ensino da escrita no ciclo de alfabetização, bem como sobre as práticas de produção textual no contexto escolar, identificar as atividades de produção de texto que estão presentes nos Cadernos Pedagógicos do município do Rio de Janeiro e responder as seguintes questões: Qual a perspectiva para o ensino da escrita atualmente? Por que usar gêneros textuais para ensinar a escrita? Como os Cadernos Pedagógicos do município do Rio de Janeiro abordam a produção textual nos três anos do ciclo de alfabetização? Para tanto, com base em alguns autores que abordam o ensino da escrita no contexto atual realizou-se uma análise dos Cadernos Pedagógicos utilizados nos três primeiros anos da alfabetização, num total de 12 cadernos. Essa análise deu-se pelo levantamento das atividades de produção de texto presentes nesses cadernos, as quais foram organizadas em quadros sínteses e analisadas a partir dos objetivos e questões que orientaram a pesquisa. Os resultados deste estudo possibilitaram identificar as atividades sugeridas para o ensino da escrita e produção de textos no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro, baseadas no trabalho com a diversidade de gêneros, a partir de atividades coletivas e individuais. Apesar disso, não há uma grande preocupação no incentivo à produção de texto, já que são poucas atividades realizadas ao longo dos três anos. É preciso ressaltar também a importância do modo como o professor em sala de aula conduz a utilização desse material. |
Materia: | Alfabetização Produção de texto Escrita |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Thaís Alves Barboza da. A escrita no ciclo de alfabetização: uma análise das atividades de produção de texto dos cadernos pedagógicos do município do Rio de Janeiro. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TABSilva.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.