Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1910
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Carla Verônica Machado | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de | - |
dc.contributor.author | Motta, Cláudia Lage Rebello da | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-09T12:16:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-31 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1910 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Relatório técnico NCE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Teoria da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Neuropedagogia | pt_BR |
dc.subject | Cognitive psychology | en |
dc.subject | Metacognition | en |
dc.title | A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | 0409 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
04_09_000722441.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.