Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1910
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dc.contributor.authorMarques, Carla Verônica Machado-
dc.contributor.authorOliveira, Carlo Emmanoel Tolla de-
dc.contributor.authorMotta, Cláudia Lage Rebello da-
dc.date.accessioned2017-05-09T12:16:48Z-
dc.date.available2017-05-11T03:00:11Z-
dc.date.issued2009-12-31-
dc.identifier.citationMARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1910-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagempt_BR
dc.subjectNeuropedagogiapt_BR
dc.subjectCognitive psychologyen
dc.subjectMetacognitionen
dc.titleA revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminériopt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issue0409pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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