Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1910
Tipo: | Relatório |
Título: | A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
Autor(es)/Inventor(es): | Marques, Carla Verônica Machado Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de Motta, Cláudia Lage Rebello da |
Resumo: | Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes. |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva Metacognição Teoria da aprendizagem Neuropedagogia Cognitive psychology Metacognition |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
In: | Relatório técnico NCE |
Número: | 0409 |
Data de publicação: | 31-Dez-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09) |
Aparece nas coleções: | Relatórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
04_09_000722441.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.