Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorOliveira, Renan Santos Ramalho de-
dc.date.accessioned2022-11-10T19:18:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renan Santos Ramalho de. Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19128-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHomenspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleProfessor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.referee2Menezes, Herli Joaquim de-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de cunho exploratório, visa examinar o porquê de haver tão poucos homens no Magistério, atuantes no segmento de Anos Iniciais no Ensino Fundamental em instituições escolares. Dada essa visão, serão trabalhados os conceitos de Paulo Freire de tio(a) e opressor e oprimido, com base nas obras Professora, sim, tia, não: cartas a quem ousa ensinar (1993) e Pedagogia do oprimido (1987). Tratam-se de definições totalmente distintas à natureza masculina, diante da influência sobre o homem em seu papel de pedagogo, ou seja, quais são seus desafios e contribuições ante o ensino para crianças. Pois, se Paulo Freire, homem, revolucionou o campo da educação, há a discussão sobre possíveis teorias de que os demais homens do cenário atual podem cooperar significativamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em fase de crescimento. E nessa fase, portanto, por aprenderem a pensar criticamente, contribuem para a troca, na relação professor-aluno. E para melhor fundamentação dessas análises, há a contribuição de professores atuantes neste segmento, além de alunos do curso de Graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROliveira.pdf536.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.