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http://hdl.handle.net/11422/19128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Renan Santos Ramalho de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T19:18:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Renan Santos Ramalho de. Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19128 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Homens | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.title | Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Delgado, Adriana Patrício | - |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Herli Joaquim de | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de cunho exploratório, visa examinar o porquê de haver tão poucos homens no Magistério, atuantes no segmento de Anos Iniciais no Ensino Fundamental em instituições escolares. Dada essa visão, serão trabalhados os conceitos de Paulo Freire de tio(a) e opressor e oprimido, com base nas obras Professora, sim, tia, não: cartas a quem ousa ensinar (1993) e Pedagogia do oprimido (1987). Tratam-se de definições totalmente distintas à natureza masculina, diante da influência sobre o homem em seu papel de pedagogo, ou seja, quais são seus desafios e contribuições ante o ensino para crianças. Pois, se Paulo Freire, homem, revolucionou o campo da educação, há a discussão sobre possíveis teorias de que os demais homens do cenário atual podem cooperar significativamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em fase de crescimento. E nessa fase, portanto, por aprenderem a pensar criticamente, contribuem para a troca, na relação professor-aluno. E para melhor fundamentação dessas análises, há a contribuição de professores atuantes neste segmento, além de alunos do curso de Graduação em Pedagogia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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