Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19128
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Renan Santos Ramalho de
Tutor: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumen: A presente pesquisa, de cunho exploratório, visa examinar o porquê de haver tão poucos homens no Magistério, atuantes no segmento de Anos Iniciais no Ensino Fundamental em instituições escolares. Dada essa visão, serão trabalhados os conceitos de Paulo Freire de tio(a) e opressor e oprimido, com base nas obras Professora, sim, tia, não: cartas a quem ousa ensinar (1993) e Pedagogia do oprimido (1987). Tratam-se de definições totalmente distintas à natureza masculina, diante da influência sobre o homem em seu papel de pedagogo, ou seja, quais são seus desafios e contribuições ante o ensino para crianças. Pois, se Paulo Freire, homem, revolucionou o campo da educação, há a discussão sobre possíveis teorias de que os demais homens do cenário atual podem cooperar significativamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em fase de crescimento. E nessa fase, portanto, por aprenderem a pensar criticamente, contribuem para a troca, na relação professor-aluno. E para melhor fundamentação dessas análises, há a contribuição de professores atuantes neste segmento, além de alunos do curso de Graduação em Pedagogia.
Materia: Educação
Homens
Pedagogia
Freire, Paulo, 1921-1997
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-may-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Renan Santos Ramalho de. Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROliveira.pdf536.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.