Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19129
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reconhecimento e valorização do aluno indígena e não indígena como sujeito na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Vitória Peixoto
Tutor: Constant, Elaine
Resumen: Este trabalho pretende analisar, por meio de fundamentação teórica, de caráter bibliográfico centrada no conceito de infância. Para isso, busca-se compreender um discurso recorrente de que a criança muito pequena pode ser entendida como um espectador, ou melhor dizendo, as conquistas cognitivas e sociais parecem insignificantes diante do desenvolvimento físico, ou seja, ignora-se assim a fase da infância como um importante processo formativo fundamental de socialização. Esse estudo parte da ideia de que uma criança não deve ser percebida como um ser subordinado e passivo, mas como um cidadão de direito, de saberes e vivências, no qual pode compreender a articulação de diferentes conhecimentos. Desta forma, o trabalho objetiva descrever os conceitos de identidade e infância adotadas em processos educacionais e de construção individual, observando se há reverberação destes em grupos indígenas e não indígenas, considerando o período relacionado com a Educação Infantil. O tema desta pesquisa tem por fim refletir o processo educacional de crianças indígenas e não indígenas, visando as concepções de infância presentes nesses grupos sociais, a partir de conceitos gerais sobre a sociedade e estudos de especialistas do campo, observando os modos de perceber essa fase em diferentes culturas.
Materia: Educação infantil
Estudantes indígenas
Infância
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-may-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DIAS, Vitória Peixoto. Reconhecimento e valorização do aluno indígena e não indígena como sujeito na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VDias.pdf243.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.