Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19130
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno
Author(s)/Inventor(s): Silva, Yasmim de Lima Cardoso Batista da
Advisor: Souza, Elaine Constant Pereira de
Abstract: Neste estudo, buscou-se fazer uma análise crítica e reflexiva acerca das relações construídas entre professores e alunos e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem, pautando-se em análises bibliográficas acerca das teorias de desenvolvimento e aprendizagem de Vygotsky, Wallon e Piaget e as concepções históricas sobre educação, além de um questionário para compreender a perspectiva de professores atuantes sobre o impacto da construção das relações no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Dessa forma, através da discussão bibliográfica e do questionário, o principal objetivo deste estudo foi apontar as contribuições da relação dialógica entre professores e alunos para as práticas docentes e na construção da aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que a interação pedagógica entre professor e aluno assume papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, que depende fundamentalmente das interações que se configuram entre eles, portanto, as relações construídas dentro do espaço escolar são potencializadoras no processo educativo, podendo motivar ou não a aprendizagem, a depender da qualidade dela.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Professores e alunos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Yasmim de Lima Cardoso Batista da. Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YSilva.pdf278.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.