Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorSouza, Alex Gomes de-
dc.date.accessioned2022-11-10T20:30:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Alex Gomes de. Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19131-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.titleMal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Grisolia, Felipe Salvador-
dc.contributor.referee2Lara, Juliana Siqueira de-
dc.description.resumoO presente estudo, de natureza qualitativa, transversal e exploratória, pesquisa a intensificação do mal-estar e as suas possíveis consequências na saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Tal escolha se justifica pelo perfil discente desse curso e pela importância da instituição. Complementando esse objetivo principal, buscou-se também refletir sobre o mal-estar a partir de Freud, analisar o conceito de saúde mental, identificar os principais sintomas associados à intensificação do mal-estar e/ou a perturbação da saúde mental dos universitários (caso tal intensificação seja percebida) e oferecer um espaço de fala e escuta aos mesmos. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, construído a partir de consultas a diferentes bases de dados, o questionário misto, que foi respondido por 80 discentes, e a entrevista semiestruturada, que contou com a colaboração de 10 estudantes. Os resultados confirmaram a intensificação do mal-estar e perturbações na saúde mental dos universitários participantes, em que foi possível apontar indícios de aumento do estresse, do cansaço físico e mental, além de alterações no ciclo de sono e queda da produtividade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASouza.pdf912.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.