Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19131
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Alex Gomes de
Tutor: Carneiro, Cristiana
Resumen: O presente estudo, de natureza qualitativa, transversal e exploratória, pesquisa a intensificação do mal-estar e as suas possíveis consequências na saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Tal escolha se justifica pelo perfil discente desse curso e pela importância da instituição. Complementando esse objetivo principal, buscou-se também refletir sobre o mal-estar a partir de Freud, analisar o conceito de saúde mental, identificar os principais sintomas associados à intensificação do mal-estar e/ou a perturbação da saúde mental dos universitários (caso tal intensificação seja percebida) e oferecer um espaço de fala e escuta aos mesmos. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, construído a partir de consultas a diferentes bases de dados, o questionário misto, que foi respondido por 80 discentes, e a entrevista semiestruturada, que contou com a colaboração de 10 estudantes. Os resultados confirmaram a intensificação do mal-estar e perturbações na saúde mental dos universitários participantes, em que foi possível apontar indícios de aumento do estresse, do cansaço físico e mental, além de alterações no ciclo de sono e queda da produtividade acadêmica.
Materia: Saúde mental
COVID-19
Ensino à distância
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-ago-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Alex Gomes de. Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASouza.pdf912.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.