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http://hdl.handle.net/11422/19132
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Costa, Amanda Escaleira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T20:31:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Amanda Escaleira da. A universidade também é nossa: o desafio da permanência de estudantes mães nos cursos de graduação da UFRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19132 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Mães | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | A universidade também é nossa: o desafio da permanência de estudantes mães nos cursos de graduação da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontel, Luana | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.description.resumo | Esta monografia trata do desafio da permanência de estudantesmães nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de como a academia lida com isso. O tema baseia-se em pesquisar quais são os dispositivos de produção de inexistência que interferem na rotina de discentesmães relativa às suas atividades universitárias, tal qual as táticas elaboradas por elas com o intuito de superar os mecanismos que visam a exclusão das mesmas. Sendo assim, o objetivo geral é expor alguns desses distintos dispositivos que produzem inexistência experienciado por três graduandasmães ao longo de suas trajetórias acadêmicas, assim como descobrir quais são as táticas utilizadas por elas a fim de resistirem e alcançarem a permanência ainda que todo um sistema as empurre na direção contrária. Isso foi feito através de conversas com alunasmães de diferentes cursos e com filho e filhas de diferentes idades, as quais foram feitas à luz da pesquisa narrativa, pesquisa com os cotidianos, metodologia de conversas e a cartografia social. A fim de enriquecer a nossa discussão o debate teórico a partir dos conceitos de produção de inexistência (Santos, 2010), dispositivos (Foucault, 2000), táticas (Certeau, 1994), parentalidade (Neyrand, 2015), adultocentrismo (Santiago & Faria, 2015), interseccionalidade (Collins & Bilge, 2021) e a “expulsão” vivida pelas estudantesmães ao invés de evasão Fontel (2019). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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