Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19132
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A universidade também é nossa: o desafio da permanência de estudantes mães nos cursos de graduação da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Amanda Escaleira da |
Tutor: | Baroni, Patrícia |
Resumen: | Esta monografia trata do desafio da permanência de estudantesmães nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de como a academia lida com isso. O tema baseia-se em pesquisar quais são os dispositivos de produção de inexistência que interferem na rotina de discentesmães relativa às suas atividades universitárias, tal qual as táticas elaboradas por elas com o intuito de superar os mecanismos que visam a exclusão das mesmas. Sendo assim, o objetivo geral é expor alguns desses distintos dispositivos que produzem inexistência experienciado por três graduandasmães ao longo de suas trajetórias acadêmicas, assim como descobrir quais são as táticas utilizadas por elas a fim de resistirem e alcançarem a permanência ainda que todo um sistema as empurre na direção contrária. Isso foi feito através de conversas com alunasmães de diferentes cursos e com filho e filhas de diferentes idades, as quais foram feitas à luz da pesquisa narrativa, pesquisa com os cotidianos, metodologia de conversas e a cartografia social. A fim de enriquecer a nossa discussão o debate teórico a partir dos conceitos de produção de inexistência (Santos, 2010), dispositivos (Foucault, 2000), táticas (Certeau, 1994), parentalidade (Neyrand, 2015), adultocentrismo (Santiago & Faria, 2015), interseccionalidade (Collins & Bilge, 2021) e a “expulsão” vivida pelas estudantesmães ao invés de evasão Fontel (2019). |
Materia: | Estudantes universitários Mães Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 6-sep-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | COSTA, Amanda Escaleira da. A universidade também é nossa: o desafio da permanência de estudantes mães nos cursos de graduação da UFRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACosta.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.