Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19133
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tradução e interpretação de músicas em Libras no Instagram e Tiktok: uma análise das redes em tempos digitais e seu impacto no ensino da Libras
Author(s)/Inventor(s): Brito, Amanda Gregório de
Advisor: Razuck, Renata Cardoso Ribeiro de Sá
Abstract: Este trabalho propõe analisar traduções e interpretações de músicas para Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas redes sociais Instagram e TikTok e compreender seus impactos no ensino da Libras. A introdução aborda sobre a estatística das pessoas Surdas no Brasil, nos dias atuais, tal como os objetivos e as motivações para o desenvolvimento desta monografia. Em seguida, este trabalho foi dividido em 5 capítulos, todos apoiados em autores que abordam a surdez e a musicalidade na vida das pessoas Surdas, a inclusão digital, acessibilidade e as funções do Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) neste contexto. Dentre os autores, destacamos: Araújo (2017); Castro (2011); Silva Neto (2015); Bonilla (2011); Silva & Andrade (2012), dentre outros. No primeiro capítulo são apresentadas as redes sociais, suas ferramentas de acessibilidade e a ocupação dos Surdos nestes espaços. No segundo capítulo, foram exploradas as evoluções digitais na educação Brasileira e o impacto da crescente inclusão digital, assim como a conquista de novas possibilidades interativas. Ainda, este capítulo aborda a evolução dos direitos das pessoas Surdas no Brasil a partir da legislação. No terceiro capítulo são explorados os conceitos de música e musicalidade, assim como a relação dos sujeitos Surdos e a música. Também foi dissertado sobre o papel do TILSP nas interpretações culturais. No quarto capítulo foi abordada e aprofundada a metodologia executada neste trabalho, de caráter qualitativa e quantitativa apoiada nos autores Minayo (1999) e Michel (2005). Além disso, o quarto capítulo apresenta os vídeos selecionados para análise das interpretações de canções nas redes Instagram e TikTok, assim como o perfil dos intérpretes com a quantidade de seguidores e os índices de viralização destes usuários. Ainda, foram apresentadas as perguntas que compunham o formulário anônimo para análise que foi aplicado à turma de graduação em Letras/Libras da UFRJ. No quinto capítulo foi dado início aos resultados e discussões acerca da análise dos resultados obtidos através das respostas ao formulário, discutindo aspectos da compreensão das interpretações musicais. Por fim, nas considerações finais, foi construída uma reflexão acerca dos resultados gerados em todo o processo de escrita. Foi possível verificar que os vídeos produzidos por TILSPs são importantes para efetivar a inclusão nestas redes sociais, mas que necessitam de adequação a alguns aspectos da Libras nas interpretações, a fim de tornar esses vídeos mais compreensíveis aos Surdos e por isso, é necessária uma formação continuada para o TILSP. Ainda, observamos que as ferramentas de acessibilidades criadas pelo Instagram e o TikTok foram essenciais para efetivação desta inclusão e que a colaboração dos ouvintes tiveram impacto na criação da aprimoração destas ferramentas.
Keywords: Língua brasileira de sinais
Instagram (Rede social on-line)
TikTok (Rede social on-line)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRITO, Amanda Gregório de. Tradução e interpretação de músicas em Libras no Instagram e Tiktok: uma análise das redes em tempos digitais e seu impacto no ensino da Libras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABrito.pdf576.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.