Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorMoreira, Angélica Peneda Miranda-
dc.date.accessioned2022-11-10T20:48:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.citationMOREIRA, Angélica Peneda Miranda. Mal-estar docente e práticas pedagógicas: "qual lugar para as subjetividades". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19134-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleMal-estar docente e práticas pedagógicas: "qual lugar para as subjetividades"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Roberta da Silva-
dc.contributor.referee2Salvador, Felipe-
dc.description.resumoTendo em vista que o âmbito educacional vem sendo marcado por constantes queixas de fracasso escolar, além de adoecimento físico e psíquico por parte dos professores, o presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o tema “mal-estar docente”, a partir de uma oficina realizada com professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro, em articulação com a revisão de literatura realizada através de artigos selecionados do banco de dados LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância). O intuito é tentar compreender a relação do mal-estar docente com certa tendência da prática pedagógica, que visa “exclusivamente” a técnica, os métodos de ensino, e consequentemente, os resultados, não abrindo espaço para a subjetividade no processo de aprendizagem, sabendo-se que esta perpassa inevitavelmente a trajetória escolar em todos os aspectos. Vale ressaltar, que este trabalho monográfico foi desenvolvido a partir do grupo de pesquisa-extensão intitulado “Formação de professores: infância, adolescência e mal-estar na escolarização”, o qual se constituiu da parceria entre as Faculdades de Educação UFF e UFRJ, buscando promover um possível encontro entre as áreas de conhecimento Psicanálise e Educação. Na Psicanálise o mal-estar está sempre referido à relação com o outro, seja ele a cultura, a relação com pares ou com seu ideal. Portanto, entende-se a necessidade de práticas pedagógicas mais flexíveis, com menos ênfase nos resultados, ou seja, que permitam um olhar mais voltado para a singularidade dos sujeitos em seu processo de escolarização, proporcionando assim condições para novas formas de lidar com o mal-estar no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMoreira.pdf246.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.