Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19134
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Moreira, Angélica Peneda Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T20:48:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Angélica Peneda Miranda. Mal-estar docente e práticas pedagógicas: "qual lugar para as subjetividades". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19134 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Mal-estar docente e práticas pedagógicas: "qual lugar para as subjetividades" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freire, Roberta da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Salvador, Felipe | - |
dc.description.resumo | Tendo em vista que o âmbito educacional vem sendo marcado por constantes queixas de fracasso escolar, além de adoecimento físico e psíquico por parte dos professores, o presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o tema “mal-estar docente”, a partir de uma oficina realizada com professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro, em articulação com a revisão de literatura realizada através de artigos selecionados do banco de dados LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância). O intuito é tentar compreender a relação do mal-estar docente com certa tendência da prática pedagógica, que visa “exclusivamente” a técnica, os métodos de ensino, e consequentemente, os resultados, não abrindo espaço para a subjetividade no processo de aprendizagem, sabendo-se que esta perpassa inevitavelmente a trajetória escolar em todos os aspectos. Vale ressaltar, que este trabalho monográfico foi desenvolvido a partir do grupo de pesquisa-extensão intitulado “Formação de professores: infância, adolescência e mal-estar na escolarização”, o qual se constituiu da parceria entre as Faculdades de Educação UFF e UFRJ, buscando promover um possível encontro entre as áreas de conhecimento Psicanálise e Educação. Na Psicanálise o mal-estar está sempre referido à relação com o outro, seja ele a cultura, a relação com pares ou com seu ideal. Portanto, entende-se a necessidade de práticas pedagógicas mais flexíveis, com menos ênfase nos resultados, ou seja, que permitam um olhar mais voltado para a singularidade dos sujeitos em seu processo de escolarização, proporcionando assim condições para novas formas de lidar com o mal-estar no espaço escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMoreira.pdf | 246.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.