Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19134
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Mal-estar docente e práticas pedagógicas: "qual lugar para as subjetividades" |
Autor(es)/Inventor(es): | Moreira, Angélica Peneda Miranda |
Tutor: | Carneiro, Cristiana |
Resumen: | Tendo em vista que o âmbito educacional vem sendo marcado por constantes queixas de fracasso escolar, além de adoecimento físico e psíquico por parte dos professores, o presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o tema “mal-estar docente”, a partir de uma oficina realizada com professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro, em articulação com a revisão de literatura realizada através de artigos selecionados do banco de dados LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância). O intuito é tentar compreender a relação do mal-estar docente com certa tendência da prática pedagógica, que visa “exclusivamente” a técnica, os métodos de ensino, e consequentemente, os resultados, não abrindo espaço para a subjetividade no processo de aprendizagem, sabendo-se que esta perpassa inevitavelmente a trajetória escolar em todos os aspectos. Vale ressaltar, que este trabalho monográfico foi desenvolvido a partir do grupo de pesquisa-extensão intitulado “Formação de professores: infância, adolescência e mal-estar na escolarização”, o qual se constituiu da parceria entre as Faculdades de Educação UFF e UFRJ, buscando promover um possível encontro entre as áreas de conhecimento Psicanálise e Educação. Na Psicanálise o mal-estar está sempre referido à relação com o outro, seja ele a cultura, a relação com pares ou com seu ideal. Portanto, entende-se a necessidade de práticas pedagógicas mais flexíveis, com menos ênfase nos resultados, ou seja, que permitam um olhar mais voltado para a singularidade dos sujeitos em seu processo de escolarização, proporcionando assim condições para novas formas de lidar com o mal-estar no espaço escolar. |
Materia: | Psicanálise e educação Pedagogia Subjetividade |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 27-sep-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MOREIRA, Angélica Peneda Miranda. Mal-estar docente e práticas pedagógicas: "qual lugar para as subjetividades". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMoreira.pdf | 246.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.