Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19143
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Frutuoso, Rafael Esteves | - |
dc.contributor.author | Ruivo, Roberto Segade de Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T15:36:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RUIVO, Roberto Segade de Lacerda. Direitos e garantias de pessoas com transtorno do espectro autista: a (não) inclusão educacional com base nas leis 12.764/12 e 13.146/15. 2022. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19143 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Recusa de Matrícula | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Eficácia Social | pt_BR |
dc.subject | Direito Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Denial of Enrollment | pt_BR |
dc.subject | Discrimination | pt_BR |
dc.subject | Specialized Educational Assistance | pt_BR |
dc.subject | Disability | pt_BR |
dc.subject | Social Effectiveness | pt_BR |
dc.subject | Fundamental Right | pt_BR |
dc.title | Direitos e garantias de pessoas com transtorno do espectro autista: a (não) inclusão educacional com base nas leis 12.764/12 e 13.146/15 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9664948549498115 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Konder, Cíntia Muniz de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3602648411059946 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sabrina Jiukoski da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6949173487869193 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar, sob o prisma da eficácia social, as Leis nº 12.764/12 e nº 13.146/15. Embora ambos os diplomas legais tenham exercido papel importante na luta pela inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, carecem ainda de uma maior eficácia social para que se possa aproximar a realidade fática vivenciada por essa minoria do que se tem estabelecido como direito à educação, um direito fundamental social, garantido constitucionalmente como direito de todos, cabendo ao Estado fornecê-lo obrigatoriamente na rede de ensino regular com o devido Atendimento Educacional Especializado, fornecido de forma gratuita para os alunos com essa necessidade. Para que se possa atingir esse objetivo é importante que os comandos e orientações dessas Leis não possibilitem diferentes interpretações sobre o seu real propósito, exigindo cuidado e clareza ao legislar em prol de direitos fundamentais como a dignidade da pessoa humana e o direito à educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Direito |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSLRuivo.pdf | 525.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.