Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGastaldoni, Dante-
dc.contributor.authorNeves, Ramon Vallasco-
dc.date.accessioned2022-11-11T18:21:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.identifier.citationNEVES, Ramon Vallasco. Identidade bate-bola: os 30 anos da Turma Velhas do Muquiço. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19150-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleIdentidade bate-bola: os 30 anos da Turma Velhas do Muquiçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee2Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.description.resumoO trabalho discute a identidade e a memória da cultura bate-bola, a partir da subjetividade e das impressões dos sujeitos que vivenciam essa manifestação originalmente suburbana. Baseio-me na ideia de memória coletiva, partindo de questões sobre identidade, nos debates de Stuart Hall, Erving Gofmann, Ana Enne e Maurice Halbwachs. Também são discutidas influências que existem na relação entre o território e a cultura bate-bola, com provocações de leituras como Nestor Garcia Canclini, Eduardo Galeano, Zygmunt Bauman e Roberto DaMatta. O trabalho também aborda a mídia, a partir de seus discursos e narrativas externas à vivência da cultura bate-bola, influenciando e marcando a manifestação como uma prática superficial e marginalizada, além de discussões fundamentais originadas em diálogos com Michel Foucault, Eduardo Granja Coutinho, Antônio Gramsci e com o conceito de bem- querer do fotógrafo João Roberto Ripper.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RNeves.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.