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dc.contributor.advisorRanniery, Thiago-
dc.contributor.authorPaggy, Daniely Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-11T18:53:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationPAGGY, Daniely Ferreira. O professor homem na educação infantil: olhares de professoras mulheres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19153-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHomenspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleO professor homem na educação infantil: olhares de professoras mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA presença de um professor homem é vista como um “tabu” pela escola e é de certa forma rejeitada pelos pais e pela comunidade escolar. As relações entre o masculino e a Educação Infantil historicamente se apresentam em campos distintos e mostram a dificuldade da sociedade lidar com as diferenças e preconceitos de gênero sobre a ocupação do professor homem na Educação Infantil. Neste trabalho, procuro trazer à tona questões que podem vir a contribuir com uma reflexão sobre as relações de gênero e cuidado, além de discutir sobre a presença do professor homem na Educação Infantil a partir dos olhares de três professoras. A escolha por entrevistar professoras mulheres se deu pela busca de saber mais sobre como os homens são vistos pelas educadoras e como foi a inserção deles na instituição em que elas atuam. Ao analisar as entrevistas observa-se, diferentes pontos de vista entre as três educadoras, no entanto há muitos temas em comum, principalmente sobre o preconceito por parte dos pais e coordenadores com o professor homem, a alegação de falta de habilidade dele nos cuidados com a criança pequena, e o medo da pedofilia. Por outro lado, as entrevistadas afirmam que tanto os pais quantos os profissionais da educação, acreditam que a atuação do professor homem na Educação Infantil pode contribuir muito para o desenvolvimento dos alunos e para equidade de gênero na escola, sendo a presença masculina muito importante para as crianças, principalmente para meninos, que veem um educador para se espelhar. As instituições de ensino aceitariam mais professores homens, contudo haveria algumas restrições, principalmente ao toque físico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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