Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19153
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O professor homem na educação infantil: olhares de professoras mulheres
Autor(es)/Inventor(es): Paggy, Daniely Ferreira
Orientador: Ranniery, Thiago
Resumo: A presença de um professor homem é vista como um “tabu” pela escola e é de certa forma rejeitada pelos pais e pela comunidade escolar. As relações entre o masculino e a Educação Infantil historicamente se apresentam em campos distintos e mostram a dificuldade da sociedade lidar com as diferenças e preconceitos de gênero sobre a ocupação do professor homem na Educação Infantil. Neste trabalho, procuro trazer à tona questões que podem vir a contribuir com uma reflexão sobre as relações de gênero e cuidado, além de discutir sobre a presença do professor homem na Educação Infantil a partir dos olhares de três professoras. A escolha por entrevistar professoras mulheres se deu pela busca de saber mais sobre como os homens são vistos pelas educadoras e como foi a inserção deles na instituição em que elas atuam. Ao analisar as entrevistas observa-se, diferentes pontos de vista entre as três educadoras, no entanto há muitos temas em comum, principalmente sobre o preconceito por parte dos pais e coordenadores com o professor homem, a alegação de falta de habilidade dele nos cuidados com a criança pequena, e o medo da pedofilia. Por outro lado, as entrevistadas afirmam que tanto os pais quantos os profissionais da educação, acreditam que a atuação do professor homem na Educação Infantil pode contribuir muito para o desenvolvimento dos alunos e para equidade de gênero na escola, sendo a presença masculina muito importante para as crianças, principalmente para meninos, que veem um educador para se espelhar. As instituições de ensino aceitariam mais professores homens, contudo haveria algumas restrições, principalmente ao toque físico.
Palavras-chave: Educação infantil
Homens
Mulheres
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Abr-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PAGGY, Daniely Ferreira. O professor homem na educação infantil: olhares de professoras mulheres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPaggy.pdf288.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.