Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Marinalva Silva | - |
dc.contributor.author | Paiva, Gabriel Xavier de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T18:59:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Gabriel Xavier de. Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19154 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.description.resumo | O objetivo do estudo foi compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto diante dos alunos com deficiência da Educação de Jovens e Adultos. Para tal propósito, foi usada a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando entrevista como instrumento de busca de informações empíricas. Foram selecionados quatro (4) professores para responderem a entrevista semi-estruturada por email, com roteiro previamente elaborado e, após o término da etapa, as respostas foram categorizadas por temas e subtemas. A análise das informações possibilitou compreender que o fazer pedagógico dos professores sofreram muitos impactos durante a pandemia com o ensino remoto, necessitando adaptar sua forma de conduzir as aulas. Diferentes caminhos foram adotados por cada professor durante a pandemia, enfrentando desafios nas articulações necessárias para atender aos alunos com deficiência. Nesse cenário, a prática foi precária e houve a necessidade de desenvolver habilidades para operar em novas plataformas, ter empatia e um entendimento da realidade dos alunos. Foi um momento desafiador na tentativa de superar as dificuldades também quanto à ausência ou à pouca participação dos alunos durante as aulas e as limitações no processo avaliativo. A configuração fez com que mudanças ocorressem, estreitando uma teia de relações envolvendo alunos com deficiência, seus responsáveis e professores no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Para os professores foi preciso estudar, pois o momento demandava formação docente para não causar uma maior exclusão dos alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GPaiva.pdf | 349.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.