Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19154
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dc.contributor.advisorOliveira, Marinalva Silva-
dc.contributor.authorPaiva, Gabriel Xavier de-
dc.date.accessioned2022-11-11T18:59:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationPAIVA, Gabriel Xavier de. Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19154-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleDesafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Santos, Mônica Pereira dos-
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto diante dos alunos com deficiência da Educação de Jovens e Adultos. Para tal propósito, foi usada a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando entrevista como instrumento de busca de informações empíricas. Foram selecionados quatro (4) professores para responderem a entrevista semi-estruturada por email, com roteiro previamente elaborado e, após o término da etapa, as respostas foram categorizadas por temas e subtemas. A análise das informações possibilitou compreender que o fazer pedagógico dos professores sofreram muitos impactos durante a pandemia com o ensino remoto, necessitando adaptar sua forma de conduzir as aulas. Diferentes caminhos foram adotados por cada professor durante a pandemia, enfrentando desafios nas articulações necessárias para atender aos alunos com deficiência. Nesse cenário, a prática foi precária e houve a necessidade de desenvolver habilidades para operar em novas plataformas, ter empatia e um entendimento da realidade dos alunos. Foi um momento desafiador na tentativa de superar as dificuldades também quanto à ausência ou à pouca participação dos alunos durante as aulas e as limitações no processo avaliativo. A configuração fez com que mudanças ocorressem, estreitando uma teia de relações envolvendo alunos com deficiência, seus responsáveis e professores no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Para os professores foi preciso estudar, pois o momento demandava formação docente para não causar uma maior exclusão dos alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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