Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19154
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia |
Autor(es)/Inventor(es): | Paiva, Gabriel Xavier de |
Tutor: | Oliveira, Marinalva Silva |
Resumen: | O objetivo do estudo foi compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto diante dos alunos com deficiência da Educação de Jovens e Adultos. Para tal propósito, foi usada a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando entrevista como instrumento de busca de informações empíricas. Foram selecionados quatro (4) professores para responderem a entrevista semi-estruturada por email, com roteiro previamente elaborado e, após o término da etapa, as respostas foram categorizadas por temas e subtemas. A análise das informações possibilitou compreender que o fazer pedagógico dos professores sofreram muitos impactos durante a pandemia com o ensino remoto, necessitando adaptar sua forma de conduzir as aulas. Diferentes caminhos foram adotados por cada professor durante a pandemia, enfrentando desafios nas articulações necessárias para atender aos alunos com deficiência. Nesse cenário, a prática foi precária e houve a necessidade de desenvolver habilidades para operar em novas plataformas, ter empatia e um entendimento da realidade dos alunos. Foi um momento desafiador na tentativa de superar as dificuldades também quanto à ausência ou à pouca participação dos alunos durante as aulas e as limitações no processo avaliativo. A configuração fez com que mudanças ocorressem, estreitando uma teia de relações envolvendo alunos com deficiência, seus responsáveis e professores no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Para os professores foi preciso estudar, pois o momento demandava formação docente para não causar uma maior exclusão dos alunos com deficiência. |
Materia: | Pessoas com deficiência Educação de jovens e adultos COVID-19 |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 25-jul-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PAIVA, Gabriel Xavier de. Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GPaiva.pdf | 349.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.