Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19160
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Prática docente na pandemia: estratégias de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Author(s)/Inventor(s): Muzy, Juliana Muniz
Advisor: Cruz, Giseli Barreto da
Co-advisor: Campelo, Talita da Silva
Abstract: O presente trabalho trata da construção de estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: investigar como professores da primeira etapa do Ensino Fundamental construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2; identificar as estratégias de ensino mobilizadas pelos professores nesse período; distinguir as concepções de ensinar que embasam o desenvolvimento das estratégias de ensino-aprendizagem desses professores; analisar limites e possibilidades do ensino na primeira etapa do ensino fundamental no contexto da pandemia. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais Roldão (2007; 2009) e Vieira e Vieira (2005). Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas com base na pesquisa narrativa. A partir dos eixos de análise definidos para o presente estudo, os resultados indicam: 1. Contexto/impacto da pandemia - as escolas optaram por dar continuidade aos processos educativos por meio do ensino remoto, mediado por aplicativos e plataformas digitais; 2. Estratégias de ensino-aprendizagem - os professores construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem fundamentados na imperatividade do uso da tecnologia para dar prosseguimento aos processos de ensino e manter o vínculo com os estudantes; 3. Concepção de ensinar - as estratégias descritas apontam a fundamentação nos contributos da matriz construtivista de ensino e ainda a superação da matriz tradicional; 4. Limites educativos na pandemia - a falta de infraestrutura tecnológica, a dificuldade de mediar o processo de ensino-aprendizagem, a relação família-escola e o emocional dos sujeitos; 5. Possibilidades educativas - uso da tecnologia a favor da educação, incluindo a integração dos alunos da Educação Especial no processo de ensino e a evidência do papel insubstituível do professor na educação escolar.
Keywords: Ensino fundamental
Professores
COVID-19 (Doença)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MUZY, Juliana Muniz. Prática docente na pandemia: estratégias de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMuzy.pdf356.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.