Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19161
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Grãos pressolares e suas implicações no estudo da heterogeneidade da nebulosa solar
Autor(es)/Inventor(es): Feitosa, Rayssa Cristine dos Santos
Orientador: Lorenz-Martins, Silvia
Resumo: Grãos pressolares são grãos que possuem razões isotópicas de alguns elementos diferentes daquelas encontradas no Sol. Tais razões aliadas à previsões da nucleossíntese estelar dão indicações do tipo de estrela que produziu determinada espécie de grão. Embora os grãos pressolares representem uma pequena parcela dos grãos encontrados em meteoritos, as análises isotópicas revelaram que, além de estrelas ricas em carbono e ricas em oxigênio, as supernovas também contribuíram para a formação da nebulosa solar, ou seja, estrelas com um grande intervalo de massas. Esses grãos estão presentes em alguns meteoritos, partículas interplanetárias (IDPs) e em corpos mais primitivos do Sistema Solar. Nesse trabalho analisamos duas espécies de grãos pressolares, SiC e grafite, dos meteoritos Murchison e Orgueil. O objetivo principal deste estudo foi agrupar os grãos de cada meteorito de acordo com sua fonte estelar e, comparar as abundâncias de grãos formados em determinadas fontes estelares para procurar indícios de algum favorecimento a grãos de uma fonte estelar qualquer na região da nebulosa solar onde os corpos que deram origem aos meteoritos do estudo foram formados, mostrando uma heterogeneidade da nebulosa. Para isso, analisamos as razões isotópicas presentes em cada grão para identificar suas fontes estelares e comparar as quantidades obtidas para cada meteorito.
Palavras-chave: Grãos pressolares
Poeira interestelar
Nebulosas solares
Meteoritos
Nucleossíntese
Heterogeneidade
Pre-solar grains
Interstellar dust
Solar nebulae
Meteorites
Nucleosynthesis
Heterogeneity
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Fev-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FEITOSA, Rayssa Cristine dos Santos. Grãos pressolares e suas implicações no estudo da heterogeneidade da nebulosa solar. 2019. 137 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCSFeitosa.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.