Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19168
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Marcella Amorim de |
Advisor: | Bhering, Eliana Maria Bahia |
Abstract: | O presente estudo, desenvolvido em nível de graduação busca apresentar o conceito da Disciplina Positiva, elaborado por Jane Nelsen, e refletir sobre sua possível interpretação dessa perspectiva no cotidiano da Educação Infantil. Para além de um debate sobre conceitos e perspectivas, esta monografia oferece uma análise sobre a importância de considerarmos a Disciplina Positiva como uma nova ferramenta para que professores e profissionais da educação possam repensar a importância de um ambiente escolar acolhedor, agradável e colaborativo que valoriza as interações, onde as crianças tenham papel ativo, sendo reconhecidas como sujeito de direitos nas tomadas de decisões e solução de problemas. O processo metodológico utilizado para construção do trabalho tem como natureza o método qualitativo, tratando-se de uma pesquisa exploratória formatada pelo método de pesquisa bibliográfica. |
Keywords: | Educação infantil Nelsen, Jane Crianças Disciplina positiva |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-Aug-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | OLIVEIRA, Marcella Amorim de. Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOliveira.pdf | 227.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.