Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19168
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Marcella Amorim de
Advisor: Bhering, Eliana Maria Bahia
Abstract: O presente estudo, desenvolvido em nível de graduação busca apresentar o conceito da Disciplina Positiva, elaborado por Jane Nelsen, e refletir sobre sua possível interpretação dessa perspectiva no cotidiano da Educação Infantil. Para além de um debate sobre conceitos e perspectivas, esta monografia oferece uma análise sobre a importância de considerarmos a Disciplina Positiva como uma nova ferramenta para que professores e profissionais da educação possam repensar a importância de um ambiente escolar acolhedor, agradável e colaborativo que valoriza as interações, onde as crianças tenham papel ativo, sendo reconhecidas como sujeito de direitos nas tomadas de decisões e solução de problemas. O processo metodológico utilizado para construção do trabalho tem como natureza o método qualitativo, tratando-se de uma pesquisa exploratória formatada pelo método de pesquisa bibliográfica.
Keywords: Educação infantil
Nelsen, Jane
Crianças
Disciplina positiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Marcella Amorim de. Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOliveira.pdf227.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.