Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19201
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O transplante brasileiro do positivismo criminológico: uma análise das permanências de Nina Rodrigues na criminalização indígena
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Tainá Braga de
Advisor: Gomes, Camilla de Magalhães
Abstract: O presente trabalho pretende analisar a produção da criminologia positiva em relação aos povos indígenas, com enfoque nas obras de Nina Rodrigues, referência brasileira na área. Demonstra-se o processo de fortalecimento das teses positivistas no contexto brasileiro, perpassando pelas demandas sociais da época e as formas de articulação da Escola Positiva em território nacional. Nesse sentido, ainda ressalta as ferramentas mobilizadas pelo seguimento criminológico, tais como a criação e sofisticação do discurso do “Outro” indesejável, de forma a problematizar tal narrativa hegemônica. Tem-se, com isso que, o enfoque se dá na tentativa de evidenciar essa produção e, demonstrar como além de ser uma corrente criminológica, o positivismo criminológico permanece nas estruturas sociais que corroem e obstaculizam a existência plena dos povos pindorâmicos.
Keywords: Povos Indígenas
Criminologia Positivista
“Outrificação"
Nina Rodrigues
Controle Social
Pueblos Indígenas
Criminología Positivista
“Outrification”
Control Sociale
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Tainá Braga de. O transplante brasileiro do positivismo criminológico: uma análise das permanências de Nina Rodrigues na criminalização indígena. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TBOliveira.pdf560.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.