Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19220
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo comparativo dos efeitos do uso de terpenos oxigenados e hidrocarbonetos sobre a pele de camundongos hairless: possibilidade de uso cosmético e farmacêutico
Autor(es)/Inventor(es): Avila, Ana Paula de Meireles e
Tutor: Miguel, Nádia Campos de Oliveira
Tutor : Hossy, Bryan Hudson
Tutor: Ramos, Mônica Freiman de Souza
Resumen: A pele é o maior órgão do corpo e apresenta diversas funções, como: manutenção da temperatura corporal, proteção mecânica dos órgãos e principalmente serve de barreira protetora contra substâncias químicas e microrganismos. Os terpenos são umas das classes empregadas para promover a permeação por essa barreira. Eles são substâncias naturais, cuja estrutura básica são unidades isoprênicas, sendo os encontrados nos óleos essenciais. Essas moléculas são utilizadas como promotores de permeação por sua capacidade de desorganizar a epiderme, alterando temporariamente especializações de membrana. Contudo, mesmo sendo estudados para esse fim desde 1960, ainda não estão completamente esclarecidas as possíveis alterações morfológicas e moleculares que estas moléculas podem causar nas camadas da epiderme e da derme. O conhecimento dessas alterações possivelmente poderá ser determinante para elenca-los como candidatos a ativos cosmecêuticos e adjuvantes tecnológicos. Para isso foram aplicadas soluções contendo terpenos no dorso de camundongos hairless, além de soluções controle contendo ácido retinóico e ácido tricloroacético. Visando avaliar através de técnicas de microscopia de rotina, microscopia de polarização e imunofluorescência, quais são as alterações promovidas por eles. Os resultados mostraram que os terpenos são capazes de promover alterações morfológicas e moleculares na epiderme e na derme. Como desorganização da epiderme (desorganização dos desmossomas) e processo inflamatório na derme papilar. Quando comparados aos ácidos os terpenos produziram alteração com menor grau de agressividade, o que sugere uma maior segurança para essas substâncias.
Materia: Terpenos
Pele
Cosméticos
Haisless
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::FARMACOTECNIA
Unidade de producción: Faculdade de Farmácia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AVILA, Ana Paula de Meirelles. Estudo comparativo dos efeitos do uso de terpenos oxigenados e hidrocarbonetos sobre a pele de camundongos hairless: possibilidade de uso cosmético e farmacêutico. 2019. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) - Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
APMAvila.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.