Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19228
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aspectos do processo de osmose inversa aplicado ao reúso de água
Autor(es)/Inventor(es): Anjos, Gullit Diego Cardoso dos
Orientador: Campos, Juacyara Carbonelli
Resumo: Com o desenvolvimento da sociedade, houve um crescimento indiscriminado da produção e consumo de bens. Este crescimento faz com que indústrias precisem desenvolver novos processos e tecnologias para atender a esta nova demanda, porém este crescimento tem causado sérios danos ao meio ambiente visto que as indústrias são grandes geradoras de resíduos e consumidoras de água. Devido a esta problemática com a disponibilidade de água uma tendência mundial é o desenvolvimento de processos que utilizem com grande eficiência os insumos, maximizem o reciclo de água de processo e minimizem o gasto energético e a emissão de efluentes, assim como reduzam a captação de recursos hídricos. Com o intuito de reduzir custos e possuir uma imagem “verde”, indústrias passaram a avaliar a possibilidade interna de reúso ou mesmo de compra de água de reúso das companhias de saneamento. Neste sentido, os processos de separação com membranas (PSM) representam uma alternativa técnica e economicamente atraente. Dentre os PSM, a Osmose Inversa (OI) se destaca principalmente para o tratamento de águas e reúso de efluentes líquidos. No presente trabalho, foram analisados os PSM, mostrando seus princípios e fundamentos aplicados ao tratamento de efluente visando ao seu reúso. Os PSM apresentam limitações que têm como principal conseqüência a deposição de material na superfície da membrana, que leva ao entupimento de seus poros e ao aumento da pressão do sistema. Para minimizar as incrustações sobre membranas de OI são necessários pré-tratamentos das correntes de alimentação, visando reduzir a tendência de deposição de material orgânico e microrganismos presentes em efluentes aquosos sobre a superfície da membrana. Os principais métodos de pré-tratamento, presentes na literatura, são a Ultrafiltração (UF) e a Microfiltração (MF). Uma técnica para remover material depositado sobre a membrana é limpeza, que pode ser mecânica, hidráulica ou química.O Índice de Densidade de Sedimentos (SDI) é um parâmetro utilizado para medir o potencial incrustante de efluentes que serão tratados por OI, este índice possui algumas limitações que não são consideradas durante sua medição, como temperatura e pH, por exemplo. Contudo os PSM são extremamente utilizados para gerar água de reúso devido à qualidade requeridos pelos mesmos.
Palavras-chave: Água de reúso
Osmose
Osmose inversa
Separação com membranas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANJOS, Gullit Diego Cardoso dos. Aspectos do processo de osmose inversa aplicado ao reúso de água. 2012. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GDCAnjos.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.