Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19238
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Renata Bastos da | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Isabelle Gualberto | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T18:31:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19238 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Legislação escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: legislações e um breve relato de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2570523947660949 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0337957475291833 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Pablo de Las Torres Spinelli | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4825362446968986 | pt_BR |
dc.description.resumo | Como resultado das vivências como estagiária na Escola Municipal Floriano Peixoto, pertencente a 1ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, e localizada, esta, no tradicional bairro da Zona Norte, São Cristóvão, no ano de 2018, e a partir de minha formação na área da Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) entendemos a necessidade de sublinhar mais a fundo como é a realidade legal versus a realidade factual da educação especial inclusiva na educação básica e como isso afeta e funciona no dia a dia da criança com deficiência, propus-me a estudar as legislações acerca do assunto de maneira temporal, a partir de uma análise em que todos os documentos legais acabam se complementando e formando uma base de sustento para que os discentes, público alvo das políticas públicas, acessem plenamente a educação que, de acordo com a nossa Constituição Federal de 1988, é um direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Além disso, são apresentadas as visões e críticas das respeitadas autoras Rosana Glat e Edicléia Mascarenhas Fernandes. Desta forma, o presente artigo visa apresentar leis, decretos e portarias que são capazes de embasar juridicamente o direito à educação pelos alunos público-alvo da educação especial inclusiva. Será apresentado, ainda, um breve relato do período em que estive como estagiária e como isso afetou minha visão como estudante e como ser humano, sobretudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IGGonçalves.pdf | 210.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.