Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Renata Bastos da-
dc.contributor.authorGonçalves, Isabelle Gualberto-
dc.date.accessioned2022-11-25T18:31:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:37Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19238-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectLegislação escolarpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleEducação inclusiva: legislações e um breve relato de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2570523947660949pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0337957475291833pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Pablo de Las Torres Spinelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4825362446968986pt_BR
dc.description.resumoComo resultado das vivências como estagiária na Escola Municipal Floriano Peixoto, pertencente a 1ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, e localizada, esta, no tradicional bairro da Zona Norte, São Cristóvão, no ano de 2018, e a partir de minha formação na área da Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) entendemos a necessidade de sublinhar mais a fundo como é a realidade legal versus a realidade factual da educação especial inclusiva na educação básica e como isso afeta e funciona no dia a dia da criança com deficiência, propus-me a estudar as legislações acerca do assunto de maneira temporal, a partir de uma análise em que todos os documentos legais acabam se complementando e formando uma base de sustento para que os discentes, público alvo das políticas públicas, acessem plenamente a educação que, de acordo com a nossa Constituição Federal de 1988, é um direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Além disso, são apresentadas as visões e críticas das respeitadas autoras Rosana Glat e Edicléia Mascarenhas Fernandes. Desta forma, o presente artigo visa apresentar leis, decretos e portarias que são capazes de embasar juridicamente o direito à educação pelos alunos público-alvo da educação especial inclusiva. Será apresentado, ainda, um breve relato do período em que estive como estagiária e como isso afetou minha visão como estudante e como ser humano, sobretudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGGonçalves.pdf210.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.