Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19239
Especie: Trabalho de conclusão de especialização
Título : Política de gestão de pessoas na administração pública municipal e o caso de Niterói
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Victor Ramos
Tutor: Werner, Deborah
Resumen: Este trabalho buscou explorar como a gestão de pessoas é abordada dentro da administração pública, trazendo as principais definições a respeito da gestão por competências e como ela pode ser aplicada dentro do setor público, além de uma tentativa de expor os problemas que o patrimonialismo causa na prestação de serviços aos cidadãos, considerando que esta é a finalidade precípua da existência da gestão pública. Fez-se uma breve análise histórica de como o tema foi tratado nos modelos de administração pública brasileira e a diferença da importância que é dada à matéria nos diferentes entes federal e municipal. Analisou-se o caso da Prefeitura de Niterói e como a relação entre servidores efetivos e cargos comissionados pode ser um indicador sobre o nível de seriedade e profissionalismo do governo com as pessoas que compõe a sua administração. Por fim, foram feitas algumas propostas de como avançar na gestão de pessoas dentro do Estado considerando as peculiaridades existentes no setor público.
Resumen: This study sought to explore how people management is approached within the public administration, bringing the main definitions regarding competency management and how it can be applied inside the government, as well as an attempt to expose the problems that patrimonialism causes in the public sector, considering that provision of services to citizens is the main purpose of the existence of public management. A brief historical analysis was made of how the topic was treated in Brazilian public administration models and the difference in the importance given to the matter in different federal and municipal entities. The case of Niterói City Hall was analyzed and how the relationship between effective public employees and commissioned positions can be an indicator of the level of seriousness and professionalism of the government with the people that form its administration. Finally, some proposals were made on how to advance in the management of people within the State, considering the peculiarities existing in the public sector.
Materia: Administração de recursos humanos
Administração municipal
Políticas públicas
Patrimônio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ADMINISTRACAO MUNICIPAL E URBANA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Unidade de producción: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-sep-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Gestão Pública

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