Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19258
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Papel da fosfolipase A2 secretória do grupo V na indução de eosinofilia sistêmica pela infecção por Schistosoma mansoni em camundongos
Author(s)/Inventor(s): Montenegro, Caroline de Souza
Advisor: Diaz, Bruno Lourenço
Co-advisor: Melo, Christianne Bandeira de
Co-advisor: Cunha, Camila Ribeiro Rodrigues de Pão
Abstract: Enzimas da família fosfolipase A2 (PLA2) exercem funções fundamentais em processo inflamatórios. A PLA2 citosólica (cPLA2) é a principal responsável pela síntese de eicosanoides. Já a PLA2 secretória do grupo V (sPLA2gV) tem papel secundário à cPLA2 nessa função e parece estar mais relacionada à modulação da resposta imunológica. Em modelos murinos de infecção por Schistosoma mansoni, inicialmente instala-se uma resposta imunológica predominantemente de perfil tipo 1, seguida por polarização da resposta imune para o perfil tipo 2, envolvendo citocinas tais como IL-5, IL-13 e IL-4 que promovem característico aumento da eosinopoiese, níveis sistêmicos de eosinófilos e granulomas hepáticos eosinofílicos induzidos pelos ovos do parasita. Dessa forma, a infecção por S. mansoni corresponde à estratégia experimental interessante para se investigar o potencial papel imunomodulador da sPLA2gV, investigando sua capacidade de modular a resposta imunológica do tipo 2 através da indução de eosinofilia sistêmica durante a infecção por S. mansoni. Para tal, inicialmente acompanhamos o desenvolvimento da infecção por S. mansoni pela avaliação de diferentes parâmetros parasitológicos (carga parasitária, reação granulomatosa e eosinofilia) em animais deficientes para a enzima sPLA2gV (Pla2g5-/-) e selvagens, da linhagem C57BL/6. Os animais foram infectados com 60 cercárias de S. mansoni por via cutânea, e após 55 dias de infecção foram eutanasiados para realização das análises. A avaliação de alterações macroscópicas nos órgãos dos animais revelou que camundongos C57BL/6 infectados, WT ou Pla2g5-/-, apresentaram aumento no índice hepático, intestinal e esplênico quando comparados com os animais não infectados. Pela quantificação de ovos no intestino dos animais, foi possível observar aumento no número de ovos do parasito em animais Pla2g5-/-infectados quando comparado com animais WT. O número de granulomas hepáticos, também foi significativamente maior nos camundongos C57BL/6 Pla2g5-/-infectados em relação aos WT. A eosinofilia sanguínea e peritoneal, induzida pela infecção por S. mansoni, por sua vez mostrou-se significamente menor nos animais Pla2g5-/-- quando comparados com os WT. Em conjunto, nossos dados indicam que a sPLA2gV apresenta um papel protetor frente a infecção por S. mansoni em camundongos C57BL/6 e como a ausência da enzima inibiu a eosinofilia sistêmica, também é possível sugerir que esta enzima participa na polarização da resposta imunológica para o perfil tipo 2.
Keywords: Fosfolipases A2 secretórias
Eosinófilos
Schistosoma mansoni
Granuloma
Phospholipases A2, Secretory
Eosinophils
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTENEGRO, C. de S. (2018). Papel da fosfolipase A2 secretória do grupo V na indução de eosinofilia sistêmica pela infecção por Schistosoma mansoni em camundongos [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSMontenegro.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.