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dc.contributor.advisorLarangeira, Lidia Costa-
dc.contributor.authorLopes, Rogério de Jesus Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-12-01T19:01:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19283-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de dançapt_BR
dc.subjectMinorias sexuais e de gêneropt_BR
dc.titleCoreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorID96273046034pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7258781497542764pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Sérgio Pereira-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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