Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19283
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Larangeira, Lidia Costa | - |
dc.contributor.author | Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T19:01:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19283 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Professores de dança | pt_BR |
dc.subject | Minorias sexuais e de gênero | pt_BR |
dc.title | Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | 96273046034 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7258781497542764 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Sérgio Pereira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RGLopes.pdf | 402.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.