Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19286
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dc.contributor.advisorLeher, Roberto-
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia da Costa-
dc.date.accessioned2022-12-01T19:14:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia da Costa. A educação no governo do presidente João Goulart: um marco na política educacional do Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19286-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil. Presidente (1961-1964 : João Goulart)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleA educação no governo do presidente João Goulart: um marco na política educacional do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA monografia apresenta um breve histórico da educação brasileira, particularizando o período do governo João Goulart. A pesquisa coloca em relevo a importância, avanços e recuos nas políticas educacionais do governo Jango, no qual foi elaborada uma proposta educacional vinculada à polissêmica política nacional desenvolvimentista. A pesquisa coloca em relevo o papel de intelectuais da educação a exemplo de Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro na implementação de políticas educacionais neste período. Não é possível deixar de enfatizar, também, a relevância de intelectuais que pensaram as grandes orientações da política econômica como Celso Furtado para pensar a conexão da educação com o pleno desenvolvimento nacional. As propostas educacionais que circularam no período do governo de João Goulart foram discutidas a partir de um contexto de grande vitalidade da cultura nacional (CPC-UNE, Círculos de Cultura, Movimentos de Educação de Base, novas estéticas teatrais, cinematográficas e literárias etc.). As experiências de educação popular, o Programa Nacional de Alfabetização, e mesmo a luta pela LDB, ainda que em bases liberais, especialmente após a Revolução Cubana e sua opção pelo socialismo, passaram a ser acidamente combatidas pelas forças conservadoras. Foi nesse contexto que ocorreu o golpe empresarial-militar de 1964. A partir do golpe, todas as principais políticas educacionais de Goulart foram combatidas: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire foram atingidos pelo Ato Institucional n. 1, a UnB foi desconstituída e os programas de alfabetização foram inteiramente reconfigurados. A monografia foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e documental, especialmente Bomeny (2012), Faria (2012), Dorigão (2015), Freire (1963), Ribeiro (1975) Santos (2019), Saviani (2009), Teixeira (1960) que permitem caracterizar a política educacional no governo Jango.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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