Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19286
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A educação no governo do presidente João Goulart: um marco na política educacional do Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Patrícia da Costa |
Tutor: | Leher, Roberto |
Resumen: | A monografia apresenta um breve histórico da educação brasileira, particularizando o período do governo João Goulart. A pesquisa coloca em relevo a importância, avanços e recuos nas políticas educacionais do governo Jango, no qual foi elaborada uma proposta educacional vinculada à polissêmica política nacional desenvolvimentista. A pesquisa coloca em relevo o papel de intelectuais da educação a exemplo de Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro na implementação de políticas educacionais neste período. Não é possível deixar de enfatizar, também, a relevância de intelectuais que pensaram as grandes orientações da política econômica como Celso Furtado para pensar a conexão da educação com o pleno desenvolvimento nacional. As propostas educacionais que circularam no período do governo de João Goulart foram discutidas a partir de um contexto de grande vitalidade da cultura nacional (CPC-UNE, Círculos de Cultura, Movimentos de Educação de Base, novas estéticas teatrais, cinematográficas e literárias etc.). As experiências de educação popular, o Programa Nacional de Alfabetização, e mesmo a luta pela LDB, ainda que em bases liberais, especialmente após a Revolução Cubana e sua opção pelo socialismo, passaram a ser acidamente combatidas pelas forças conservadoras. Foi nesse contexto que ocorreu o golpe empresarial-militar de 1964. A partir do golpe, todas as principais políticas educacionais de Goulart foram combatidas: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire foram atingidos pelo Ato Institucional n. 1, a UnB foi desconstituída e os programas de alfabetização foram inteiramente reconfigurados. A monografia foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e documental, especialmente Bomeny (2012), Faria (2012), Dorigão (2015), Freire (1963), Ribeiro (1975) Santos (2019), Saviani (2009), Teixeira (1960) que permitem caracterizar a política educacional no governo Jango. |
Materia: | Brasil. Presidente (1961-1964 : João Goulart) Educação Democracia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 11-may-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVEIRA, Patrícia da Costa. A educação no governo do presidente João Goulart: um marco na política educacional do Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
POliveira.pdf | 473.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.