Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19288
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mal-estar docente em tempos de pandemia
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Paula Porto
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: A presente pesquisa objetiva realizar uma análise qualitativa com embasamento psicanalítico do mal-estar docente em tempos de pandemia da COVID-19. A nova realidade proporcionada pelo novo coronavírus, responsável pela difusão da pandemia do COVID-19, trouxe mudanças significativas nas relações sociais e no campo da educação, acarretando novas formas de organização pedagógica. Professoras e professores vivenciaram uma mudança brusca em suas rotinas, principalmente pelo uso do ensino remoto e, consequentemente, novas condições de trabalho foram implementadas. Tais condições desconsideravam as lacunas de condições trabalhistas, estruturais e até formativas que já eram presentes no sistema educacional e que já eram fontes de mal-estar para estes profissionais. Diante disso, busca-se compreender se houve um aumento no mal-estar docente a partir da análise das transcrições dos áudios de entrevistas individuais realizadas com nove professores da educação básica realizadas no período de janeiro de 2021, a partir das 3 fontes de mal-estar relatadas por Freud (1930): o mal-estar com a natureza; o mal-estar com o governo/sistema e o mal-estar com a civilização, onde foi possível perceber que houve um aumento no mal-estar e sofrimento destes profissionais mediante às novas condições de trabalho e a nova realidade proporcionada pela pandemia da COVID-19.
Keywords: COVID-19 (Doença)
Professores
Mal-estar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Paula Porto. Mal-estar docente em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PBarbosa.pdf231.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.